Você está aqui: Página Inicial > Unidade Regional > Unidade regional fortalece atuação no interior de Goiás

Notícias

Unidade regional fortalece atuação no interior de Goiás

por última modificação: 01/11/2017 13h34

Três eventos importantes buscaram qualificar ainda mais as pesquisas realizadas pelo Instituto Federal Goiano em dois campi no interior do estado. A primeira atividade foi a abertura do semestre com aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos, no campus de Rio Verde. Ainda na mesma unidade, em seguida, foi a vez de mesa redonda no 6º BioProspectar. O último encontro foi com alunos dos cursos técnicos do Campus Trindade, durante a "Semana de Ciência, Cultura e Inovação". O INPI foi representado nas atividades pela servidora do Escritório de Difusão Regional de Goiás (EDIR/GO), Lara Guerreiro. 

A potencialidade das pesquisas no setor de alimentos gerarem produtos e processos a serem protegidos como patentes foi a temática da palestra na área de alimentos em Rio Verde. A discussão girou em torno das características dos pedidos dessa área, bem como a necessidade de se buscar novas alternativas e campos de pesquisa para promover a inovação. Salientou-se no encontro a importância da busca de anterioridade e de se conhecer o sistema patentário nacional e internacional.

A participação do INPI no 6º BioProspectar ocorreu na discussão "Prospecção Tecnológica e Inovação".  O tema foi compartilhado pelo Instituto com representantes da Embrapa e da Embrapii. As empresas apresentaram suas organizações e como se dá o fomento à pesquisa em seus processos. Já o INPI explicou o que é a prospecção tecnológica e como ela pode ser usada enquanto ferramenta para minimizar o desperdício de investimento financeiro e de tempo nas pesquisas.

Com os alunos de nível médio e técnico do campus Trindade a conversa foi sobre como ver nas ciências alternativas para empreender no futuro. A palestra do INPI teve como tema "Propriedade Intelectual: possibilidades em tempos de crise", assunto denso que reuniu mais de 100 alunos em busca de saber como a PI pode ajudar a garantir um futuro melhor. Com base exemplos da Feira de Ciência da instituição organizadora, os alunos conheceram os tipos de registros oferecidos pelo INPI e suas características.