Você está aqui: Página Inicial > Unidade Regional > Unidade regional de MG funcionará em nova sede

Notícias

Unidade regional de MG funcionará em nova sede

por última modificação: 13/06/2018 16h06

A unidade regional do INPI em Minas Gerais passará a funcionar em nova sede na cidade de Belo Horizonte. O escritório está de mudança para a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), na Av. José Candido da Silveira, 2000, bairro Horto Florestal.

A mudança de sede está de acordo com as diretrizes do Plano de Ação Regional 2017-2022, publicado em setembro de 2017, que prevê um novo modelo de atuação para as regionais do INPI, tendo como principal atividade o exame de pedidos de propriedade industrial (PI).

A nova localização tem como objetivo implantar o modelo de baixo custo de operação e layout padronizado, além da aproximação do INPI a atores do Sistema Nacional de Inovação, permitindo maior integração regional do Instituto, com o desenvolvimento de ações de articulação e disseminação de PI.

A atual unidade ficará fechada até 22 de junho e o retorno das atividades do escritório está previsto para o dia 25 de junho.

Para verificar a reabertura da unidade, acompanhe o portal do INPI, na seção INPI nos Estados ou em Endereços e Telefones.

Orientações para protocolar pedidos no INPI

Durante o período de fechamento da unidade MG, os depósitos de pedidos de PI podem ser feitos on-line (para aqueles que possuem protocolo eletrônico) ou ainda por correio. Neste último caso, toda a documentação do pedido, a GRU original devidamente paga e o respectivo recibo de pagamento devem ser encaminhados, via postal e preferencialmente com aviso de recebimento (AR), para o seguinte endereço:

- SEPEX – Rua Mayrink Veiga, nº 09, 22º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 20090-910. 

A via do documento protocolada poderá ser devolvida mediante solicitação, de próprio punho, em folha de papel A4, encaminhada junto com a documentação a ser protocolada. É necessário que o usuário informe o endereço completo para que o INPI, excepcionalmente, possa devolver a via protocolada pelo correio.

Quando se tratar de pedido inicial de registro ou pedido de patente, o usuário receberá uma mensagem no e-mail que estiver cadastrado no INPI, informando o número do processo, o qual será necessário para o seu acompanhamento pela Revista da Propriedade Industrial (RPI), disponibilizada toda terça-feira no portal do INPI.