Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O INPI > Unidades Regionais

Unidades Regionais

por CGCOM última modificação 18/07/2018 11h26

ESCLARECIMENTO SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES REGIONAIS

As unidades regionais do INPI realizam as atividades de:

  • Exame de pedidos de Propriedade Industrial (PI); 
  • Disseminação sobre o tema da Propriedade Industrial e sobre os serviços do INPI; 
  • Articulação institucional; e
  • Atendimento presencial ao público orientando-o sobre a legislação e as normas que regulam os direitos e obrigações relativas à PI e sobre instrução de processos.

As unidades  regionais do INPI no Brasil também disponibilizam protocolo e retirada de documentos em papel que ainda não estejam disponíveis eletronicamente no Portal do INPI.  

DISSEMINAÇÃO E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL 

As Unidades Regionais promovem a interlocução com instituições e entidades locais, com o setor produtivo e a sociedade em geral nos estados, buscando fortalecer o sistema de inovação regional. 

Caso tenha interesse em solicitar a participação de um servidor do INPI em evento de disseminação da PI, tais como palestra, seminário, oficina ou workshop, preencha o formulário disponível em http://epesquisa.inpi.gov.br/index.php/753547/lang-pt-BR.

Para dialogar com o INPI sobre promoção da inovação e da PI, entre em contato com as Unidades regionais por email. 

IMPORTANTE: este e-mail não é o canal para esclarecimento de dúvidas sobre marcas, patentes e outros serviços prestados pelo INPI. Para respostas às dúvidas técnicas e informações de acompanhamento de processos, bem como esclarecimentos sobre restituição de retribuição, entre em contato com a área técnica diretamente pelo sistema Fale Conosco.

ATENDIMENTO SOBRE OS SERVIÇOS DO INPI

Para informações sobre os procedimentos e etapas dos principais serviços do INPI, acesse os Guias Básicos:


Para complementar as informações acima, o INPI também disponibiliza uma série de vídeos tutoriais denominada "PI na Prática", com o passo a passo de alguns serviços do Instituto. O conteúdo está disponível no Youtube e no portal do INPI e o objetivo é apresentar informações básicas sobre como se cadastrar, fazer buscas, emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e utilizar os sistemas e-Marcas e e-Patentes. Com essa iniciativa, o INPI espera facilitar o acesso dos usuários a esses serviços e esclarecer as principais dúvidas dos usuários.

O acompanhamento de processos deve ser feito por meio da Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada semanalmente no portal do INPI em Acompanhe a RPI

É possível também consultar as informações do processo nas Bases do INPI. 

Sugerimos cadastrar o seu processo na ferramenta Meus Pedidos, para receber, por e-mail, informações sobre as publicações do processo.

Caso a dúvida persista, o usuário poderá entrar em contato com a área técnica pelo sistema Fale Conosco  ou buscar atendimento presencial nas unidades do INPI.

No caso de elogios, denúncias ou insatisfação com o atendimento recebido pelo Fale Conosco, o interessado deverá entrar em contato com a Ouvidoria.

Endereços e Horários de atendimento ao público, clique aqui.