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Unidades Regionais

por CGCOM última modificação 20/07/2018 10h11

Ações das Unidades Regionais

As unidades regionais do INPI realizam as atividades de: Exame de pedidos, Disseminação sobre o tema da Propriedade Industrial e sobre os serviços do INPI, Articulação institucional, e Atendimento presencial ao público. As unidades também disponibilizam protocolo e retirada de documentos em papel que ainda não estejam disponíveis eletronicamente no Portal do INPI e que tenham sido solicitadas anteriormente por meio de peticionamento eletrônico.  

O INPI possui atualmente 11 Unidades regionais: veja aqui a localização e o horário de atendimento de cada uma delas.

IMPORTANTE: os e-mails não são canais para esclarecimento de dúvidas sobre marcas, patentes e outros serviços prestados pelo INPI. Para respostas às dúvidas técnicas e informações de acompanhamento de processos, bem como esclarecimentos sobre restituição de retribuição, entre em contato com a área técnica diretamente pelo sistema Fale Conosco.


DISSEMINAÇÃO E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL

O INPI, por meio de suas unidades regionais, promove a interlocução com instituições e entidades locais, com o setor produtivo e a sociedade em geral nos estados, buscando fortalecer o sistema de inovação regional. 

Caso tenha interesse em solicitar a participação do INPI em evento, tais como palestra, seminário, oficina ou workshop, preencha este formulário .

 

Informações sobre os serviços do INPI

Para informações sobre os procedimentos e etapas dos principais serviços do INPI, acesse os Guias Básicos:

 

Acesse também as Perguntas frequentes ou Todos os serviços.

Além dos Guias, o INPI possui uma série de vídeos tutoriais denominada "PI na Prática", com o passo a passo de alguns serviços do Instituto, disponível no Youtube e no portal do INPI. Lá você encontra informações básicas sobre como se cadastrar, fazer buscas, emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e utilizar os sistemas e-Marcas e e-Patentes. 


Informações sobre pedidos e processos

Para quem já possui pedidos e processos depositados no INPI, existem três formas de acompanhamento:

  • por meio da Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada semanalmente: veja em Acompanhe a RPI
  • por meio das Bases do INPI
  • por meio da ferramenta Meus Pedidos, onde é possível cadastrar seu e-mail para receber informações sobre as publicações do seu pedido na RPI.

 Caso a dúvida técnica persista, o interessado poderá entrar em contato pelo sistema Fale Conosco  ou buscar atendimento presencial nas unidades regionais do INPI.


Outros canais de atendimento

Para elogios, denúncias ou insatisfação com o atendimento recebido por outros canais do INPI, o interessado deverá entrar em contato com a Ouvidoria.