Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O INPI > Enapid 2017 > Notícias > Especialistas discutem a importância da PI na formação de recursos humanos

Notícias

Especialistas discutem a importância da PI na formação de recursos humanos

por última modificação: 22/09/2017 16h05

A mesa-redonda do tema “Propriedade Intelectual, Inovação e Interdisciplinaridade”, realizada no segundo dia do X Enapid, foi mediada por Eduardo Winter, professor da Academia do INPI, e composta por Adelaide Faljoni-Alario, professora da Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenadora da Área Interdisciplinar da CAPES; Luiz Schlittler, coordenador acadêmico dos cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI-CETIQT); e Josealdo Tonholo, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pró-reitor do PROFNIT / FORTEC.

Em sua apresentação, Adelaide Faljoni-Alario traçou um histórico da interdisciplinaridade nos cursos de pós-graduação no Brasil, destacando a decisão visionária do INPI, ao criar a sua Academia para discutir a propriedade intelectual e a inovação. Para ela, um dos principais resultados nesses dez anos do programa foi a formação de recursos humanos altamente qualificados.

Na visão de Luiz Schlittler, é fundamental também a discussão sobre a formação do profissional do futuro frente à Indústria 4.0, na qual todos os paradigmas de produção e consumo estão em ruptura. Para ele, os desenvolvedores e gestores de tecnologia precisarão entender melhor os diversos instrumentos de PI, a fim de estabelecerem estratégias desde a etapa de planejamento até a inserção de produtos altamente inovadores no mercado, com precificação de intangíveis e segurança jurídica.

Por sua vez, Josealdo Tonholo enfatizou a importância do conhecimento, da tecnologia e das inovações como indutores de mudança, visando inclusive à diminuição da desigualdade social. Ele destacou a urgência do desenvolvimento de um eficiente sistema educacional, além da capacitação do capital humano e do estímulo à construção de competências científicas, como um desafio urgente que se coloca para o País.

Confira os arquivos das apresentações:
- Adelaide Faljoni-Alario (UFABC/CAPES)
- Josealdo Tonholo (PROFNIT/FORTEC)
- Luiz Schlittler (SENAI-CETIQT)

registrado em: ,