Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O INPI > Enapid 2017 > Notícias > Décima edição do Enapid irá discutir perspectivas da pós-graduação em PI e Inovação no Brasil

Notícias

Décima edição do Enapid irá discutir perspectivas da pós-graduação em PI e Inovação no Brasil

por última modificação: 14/09/2017 16h36

A décima edição do Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid) será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 21 de setembro de 2017, e terá como tema "10 anos de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Inovação no Brasil: passado, presente e futuro". 

O Enapid chega aos dez anos e se consolida como o principal espaço acadêmico para debate de PI e Inovação, tendo registrado em sua trajetória a participação de cerca de 2.700 acadêmicos e profissionais de instituições nacionais e internacionais, com o total de 670 trabalhos apresentados. 

Neste ano, as discussões estarão voltadas para o futuro, com foco nas perspectivas dos escritórios nacionais de PI, da inovação no Brasil e do sistema global de Propriedade Intelectual. Destaque também para a visão de futuro do INPI e do seu relacionamento com os demais entes estatais, como Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Judiciário.

Com um formato único no Brasil, o Enapid terá conferências, mesas-redondas, sessões coordenadas para apresentações de trabalhos e pôsteres, além de minicursos, de modo a contemplar o debate acadêmico e a capacitação. 

O Encontro conta com a participação de especialistas internacionais nas mesas-redondas, como Masaki Okamoto, diretor de Propriedade Intelectual da Agência de Comércio Exterior do Japão em São Paulo; Laura Hammel, adida de Propriedade Intelectual no Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro; Álvaro González, gerente de Inovação e Estudos do Escritório de Propriedade Industrial do Chile (INAPI); e Lourdes Velasco Gonzalez, chefe de Exame de Signos Distintivos Nacionais da Oficina Espanhola de Patentes e Marcas (OEPM).

Dentre os participantes nacionais, estão confirmados Josealdo Tonholo, do Profnit; Cristina Quintella, do Fortec; Alessandro Pinheiro, do IBGE; Graziela Zucoloto, do IPEA; Monica Fontes Caetano, da Anvisa; e Eneida Berbare, da Braskem.

O X Enapid tem o apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Superior de Guerra (ESG).

Devido ao grande número de inscritos, foram encerradas as inscrições online. Mas, caso você queira participar do evento e não tenha feito sua inscrição pela internet, é possível inscrever-se na secretaria do Enapid durante sua realização. Vale lembrar que o evento é gratuito. 

Para acessar a programação do evento, clique aqui.

Veja neste link quais serão os minicursos deste ano.

Confira os trabalhos aprovados para apresentação oral e para painel.

 

X Enapid

Organizador: INPI
Período: de 19/09/2017 a 21/09/2017
Local: 19/09 - Escola Superior de Guerra (ESG): Avenida João Luiz Alves, s/n, Urca, Rio de Janeiro
            20 e 21/09 -  INPI: Rua São Bento, 1, 25º andar, Centro, Rio de Janeiro
Telefone: +55 21 3037 3087
E-mail: enapid2017@inpi.gov.br

registrado em: