Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O INPI > Dirigentes

Dirigentes

por CGCOM última modificação 16/11/2017 19h29

Presidente

Luiz Otávio Pimentel

Luiz Otavio PimentelLuiz Otávio Pimentel possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Cruz Alta (1984), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Ciências Jurídicas, cursos na Universidade de Barcelona e tese na Universidade Nacional de Assunção (1999).

Pimentel tem experiência na área de direito e políticas públicas, transferência de tecnologia, propriedade industrial e inovação, com ampla produção acadêmica neste campo. Ele é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do próprio INPI, além de árbitro Ad Hoc do Tribunal Arbitral do Mercosul. 

 

Diretor Executivo

Mauro Sodré Maia

Mauro MaiaMauro Sodré Maia graduou-se em Direito no ano de 1987 pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. É integrante da carreira de Procurador Federal desde janeiro de 1988. Exerceu, entre os anos de 1998 e 2003, a chefia da Divisão de Consultoria, e entre maio de 2004 e setembro de 2015, o cargo de Procurador-Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INPI. Especialista em Direito da Propriedade Intelectual, participou de diversos cursos promovidos pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, pela Oficina Espanhola de Patentes e Marcas e pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial de Portugal. É coautor do livro "Propriedade Intelectual, Conceitos e Procedimentos", editado no ano de 2011 pela Escola da Advocacia-Geral da União. Assumiu a Vice-Presidência do INPI em setembro de 2015, e, na atual estrutura, ocupa, desde novembro de 2016, o cargo de Diretor Executivo. 

 

Diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas

André Luis Balloussier Ancora da Luz

Andre BalloussierAndré Luis Balloussier Ancora da Luz, Procurador Federal, formado pela Faculdade de Direito da UFRJ em 1983, ingressou no INPI em 1984, já como Procurador na Procuradoria da Autarquia, na qual, ao longo dos anos, ocupou todos os cargos dentro da estrutura do órgão jurídico, tanto na área do contencioso, entre 1984 e 2009, como da consultoria, daquele ano até janeiro de 2017, tendo exercido inclusive o cargo de Procurador-Geral do INPI, na primeira metade da década de 90.

 

 

 

Diretor de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados

Júlio César Castelo Branco Reis Moreira

Júlio César Castelo Branco Reis Moreira é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestre em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Desde 1998, é pesquisador em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Desde de junho de 2011, vem atuando como Diretor de Patentes do INPI.

Possui experiência em Propriedade Intelectual, especificamente na área de patentes e em Engenharia de Petróleo, tendo atuado como pesquisador autônomo no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), principalmente nos seguintes temas: modelagem termodinâmica, depósitos orgânicos e equilíbrio de fases. Sua meta na Diretoria de Patentes é garantir um trabalho com qualidade e eficiência, possibilitando a concessão de títulos com alta segurança jurídica.

 

Diretor de Administração

Jorge Maximiano dos Santos

Jorge MaximilianoJorge Maximiano dos Santos é contabilista desde 1982, com ampla experiência na área de Administração Pública. Ingressou no serviço público federal em 1985, na antiga Escola Técnica Federal de Química, hoje Instituto Federal do Rio de Janeiro, Autarquia ligada ao Ministério da Educação, na qual, de 1992 a 2014, exerceu os cargos de Coordenador-Geral de Contabilidade, Coordenador-Geral de Execução Financeira e Orçamentária, Diretor de Administração Geral, Gerente de Administração e Manutenção, Diretor de Administração e Planejamento e Pró-reitor de Administração, Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Elegeu-se representante do segmento técnico administrativo no Conselho Superior do Instituto Federal do Rio de Janeiro para o biênio de 2012 a 2014. Foi instrutor no curso de MBA de Gestão Hospitalar na Universidade da Força Aérea/RJ (UNIFA), lecionando sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, Orçamento Público e Execução Financeira e Orçamentária.  

Em 2015, foi para o Ministério da Justiça, convidado a assumir, no Rio de Janeiro, a representação da Diretoria de Administração da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), na qual atuou no planejamento da segurança dos Jogos Olímpicos de 2016. Em maio de 2017, ingressou no INPI como Coordenador-Geral de Logística e Infraestrutura (CGLI) e, atualmente, é Diretor de Administração.