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Coordenação de Relações Institucionais - SP

por CGCOM última modificação 05/10/2017 14h25

Endereço: Rua Tabapuã, 41 - 4º andar - Itaim-Bibi - São Paulo/SP - CEP: 04533-010

Horário de atendimento ao público:  de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30 

Aviso: A unidade não oferece atendimento telefônico ao público.  Para obtenção de informações, incluindo o acompanhamento de processos, os usuários devem encaminhar suas dúvidas ao INPI por meio do "Fale Conosco", selecionando o assunto correspondente.

Coordenação de Cooperação Institucional de São Paulo – COINS/SP

Com o objetivo de conferir amplitude nacional às ações prioritárias que objetivam maior celeridade na concessão de direitos de propriedade industrial e fortalecer a participação do INPI no Sistema Nacional de Inovação, e buscando aliar a melhoria do gasto público à eficiência dos serviços prestados, as unidades regionais terão nova forma de atuação no Brasil, funcionando como células de exame e difusão. 

ESCLARECIMENTO SOBRE O ATENDIMENTO DO INPI EM SÃO PAULO

Em consonância com sua missão de difusão, a unidade do INPI de São Paulo realiza atendimento presencial ao público orientando-o sobre a legislação e as normas que regulam os direitos e obrigações relativas à propriedade industrial e os direitos correlacionados para fins de instrução processual.

A unidade  regional de São Paulo também disponibiliza protocolo e retirada de documentos em papel que ainda não estejam disponíveis eletronicamente no Portal do INPI.  

OS SERVIÇOS DO INPI - INFORMAÇÕES GERAIS

O INPI é responsável pelas concessões de patentes e pelos registros de marcasdesenhos industriaisindicações geográficasprogramas de computador e topografias de circuitos integrados.  O Instituto também é responsável pela emissão dos certificados de averbação de contratos envolvendo direitos de propriedade industrial e transferência de tecnologia.

DICA - Clique em cada um dos serviços para acessar os Guias Básicos de cada um dos serviços do INPI, onde é possível conhecer os procedimentos detalhados para facilitar o entendimento e acompanhamento das etapas dos processos.

O INPI também disponibiliza uma série de vídeos tutoriais denominada "PI na Prática", com o passo a passo dos serviços do Instituto. O conteúdo está disponível no Youtube e no portal do INPI e o objetivo é esclarecer as principais dúvidas de como se cadastrar, fazer buscas, emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e utilizar os sistemas e-Marcas e e-Patentes. Com essa iniciativa, o INPI espera facilitar o acesso dos usuários a esses serviços, inclusive atendendo demandas constantes de dúvidas enviadas por meio do Fale Conosco, Ouvidoria e redes sociais, com destaque também para o combate a fraudes.

Caso alguma dúvida ainda persista, é possível entrar em contato com a área técnica diretamente pelo "Fale Conosco" ou buscar atendimento presencial na unidade do INPI em São Paulo (veja o horário de atendimento indicado acima).

ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL

O acompanhamento de processos deve ser feito por meio da Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada semanalmente no portal do INPI. A consulta aos despachos pode ser realizada diretamente pelo usuário por meio do link Acompanhe a RPICaso alguma dúvida persista, é possível entrar em contato com a área técnica diretamente pelo sistema "Fale Conosco"  ou buscar atendimento presencial na unidade do INPI em São Paulo (veja o horário de atendimento indicado acima).

ARTICULAÇÃO COM O SETOR EMPRESARIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Coordenação de Relações Institucionais de São Paulo também busca promover a interlocução com o setor empresarial e suas organizações representativas, bem como a sociedade em geral dentro do Estado de São Paulo.

Para manifestar interesse em dialogar com o INPI sobre temas relacionados à promoção da inovação e da propriedade industrial no Estado de São Paulo, envie um e-mail para saopaulo@inpi.gov.br 

IMPORTANTE: este e-mail não é o canal indicado para esclarecimento de dúvidas relacionadas às áreas de marcas, patentes e outros serviços prestados pelo INPI. Para obter respostas às dúvidas técnicas e obter informações de acompanhamento de processos, solicitamos entrar em contato com a área técnica diretamente pelo sistema "Fale Conosco".