Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Cooperação

Cooperação

por CGCOM última modificação 31/01/2017 12h14

O INPI tem, entre suas missões institucionais, a de disseminar e estimular o uso da propriedade intelectual, a inovação e a difusão tecnológica no País, com vistas ao desenvolvimento econômico e social.

Desta forma, desde 2016, por meio do Decreto nº 8.854/2016, instituiu a Coordenação-Geral de Disseminação para a Inovação (CGDI), órgão vinculado à Presidência do Instituto, responsável por iniciativas que visam a esses objetivos. A CGDI reúne as antigas Coordenação-Geral de Articulação e Cooperação Nacional (CGAN) e a Academia de Propriedade Intelectual e Inovação (ACAD).

A CGDI, por meio de acordos de cooperação técnica e articulação de parcerias com atores de âmbito regional e nacional, busca a maior inserção e apropriação pelo público nacional dos temas da PI, bem como o melhor uso do Sistema Nacional de Propriedade Industrial.

Entre suas atribuições, a CGDI articula a participação do Instituto em eventos externos, recebendo e gerenciando as demandas de instituições externas, e adequando-as às necessidades das áreas internas do INPI.

 

Para solicitar a participação do INPI em eventos, preencha o formulário no link: http://epesquisa.inpi.gov.br/index.php/753547/lang/pt-BR/newtest/Y

 

Além disso, a CGDI também coordena as atividades de suas unidades de representação regional de forma a que estas atuem como pontos de apoio, difusão e articulação do Instituto para o alcance de seus objetivos institucionais.

Em Maio/2016 foi publicada a Resolução nº 165/2016 que instituiu as Unidades Regionais do INPI. Após Outubro/2016, com a edição do Decreto nº 8.854/2016, a CGDI ficou responsável pela seguinte estrutura nos estados:

  • 4 Escritórios de Difusão Regional (EDIR): Goiânia (EDIR/GO), Fortaleza (EDIR/CE), Belo Horizonte (EDIR/MG), Porto Alegre (EDIR/RS);
  • 7 Seções de Difusão Regional (SEDIR):
    • Bahia, Pernambuco e Sergipe (subordinadas ao EDIR/CE)
    • Espírito Santo (subordinado ao EDIR/MG)
    • Paraná e Santa Catarina (subordinadas ao EDIR/RS)
    • Amazonas (subordinada ao EDIR/GO).
       

As Unidades Regionais de São Paulo e Distrito Federal passaram a ser subordinadas ao Gabinete da Presidência do INPI, tendo um perfil de atuação diferenciado: Coordenação de Relações Institucionais - DF (COINS-DF) e Coordenação de Relações Institucionais (COINS-SP).

O INPI conta também com representações nos demais estados, em parceria com instituições locais.

Clique aqui para ver as parcerias e acordos realizados pelas Coordenações Regional e Nacional, assinados até 2010 (última atualização: dezembro/2013).

 

Parcerias e acordos realizados a partir de 2011
(Última atualização: julho/2016)
Parcerias vigentes e expiradas ( relação por data de início) em formato ODS 

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail  ou ainda pelo telefone (21) 3037-3438.

Saiba mais sobre os acordos de cooperação vigentes.

(Imagem: FreeDigitalPhotos.net e Master isolated images)