Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidades regionais promovem atividades comemorativas pelo Dia da PI

Notícias

Unidades regionais promovem atividades comemorativas pelo Dia da PI

por última modificação: 27/04/2017 14h44

Para levar as comemorações do Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26 de abril) para diferentes estados do Brasil, as unidades regionais do INPI estão mobilizadas para desenvolver atividades ao longo de todo este mês, contando com a parceria de governos estaduais, universidades e outros agentes do sistema de inovação. As iniciativas se somam às atividades realizadas no Rio de Janeiro. Confira a programação em cada cidade. 


Aracaju (Sergipe)

Com apoio da unidade local do INPI, a Universidade Federal de Sergipe realizou, no dia 26 de abril, as mesas redondas “Ciência da Propriedade Intelectual: ponto de vista do egresso” e “Perspectivas da PI no Brasil”.

Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul) 

No dia 5 de maio, o workshop “Propriedade Industrial com ênfase na área de química” será realizado em Santa Cruz do Sul por meio da parceria entre o INPI e a Unisc. Inscrições até 1º de maio pelo e-mail nitt@unisc.br, informando nome completo e área de formação.

Em 8 e 9 de maio, será realizado em Passo Fundo o V Congresso Internacional de Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento, organizado pela Imed, com apoio do INPI, Fiergs, Senai e Rede Gaúcha de Propriedade Industrial. Inscrições até 06 de maio na página

No dia 25 de abril, o INPI, a Universidade de Caxias do Sul e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) se juntaram para promover o Fórum de Proteção do Conhecimento em Diferentes Modelos de Negócio, em Caxias do Sul. 

Curitiba e Maringá (Paraná) 

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá oferecerá, juntamente com o INPI, uma série de palestras e workshops entre os dias 2 e 4 de maio. A dúvida comum entre publicar artigos acadêmicos ou patentear, a relação da PI com meio ambiente e a informação tecnológica estarão entre os assuntos abordados.

O primeiro dia de evento será composto de cerimônia de entrega de cartas-patente, de certificados de registro de programas de computador e de marca, além de palestras sobre os temas "Publicar vs Patentear: A importância da Proteção do Conhecimento no meio Acadêmico" e "Patentes Acadêmicas vs Patentes Universitárias". Nesta data a participação será restrita a inventores e gestores da universidade.

Já nos dias 3 e 4 de maio, serão realizados workshops com participação aberta ao público. Para se inscrever, acesse os temas abaixo:

Workshop Propriedade Industrial e Meio Ambiente: Conjunções e Impacto (03/05)

Workshop Recuperação de Informação Tecnológica Sensível com Foco a Pesquisadores e Alunos de ICT's (04/05)

Em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o INPI em Curitiba realizou o bate-papo “Propriedade intelectual e as estratégias de inovação no estado do Paraná”, no dia 26 de abril, das 9h às 12h. 

João Pessoa (Paraíba) 

O Governo do Estado da Paraíba e a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em parceria com o INPI, promoveram uma série de atividades das 9h às 14h do dia 26 de abril. O evento contou com uma exposição que mostrou, por meio de banners, produtos e protótipos, pedidos de patentes de instituições de pesquisa e inventores da região; registro de marcas de empresas estaduais; indicações geográficas do estado com registro concedido (algodão colorido da Paraíba e renda do Cariri); e pedidos de IG em andamento. 

A programação teve ainda  visita guiada para alunos de cursos técnicos e palestras sobre a atuação da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba; a parceria entre o Governo do Estado e o INPI; os projetos da Rede de Inovação da Paraíba; os reflexos econômicos da propriedade intelectual; empreendedorismo e inovação; e noções de PI. 

A gerente do INPI na Paraíba, Alinne Duarte, detalhou os procedimentos necessários para o registro de marcas, que representa a maior parte dos depósitos de propriedade industrial.  O pesquisador do INPI Armando Mendes Neto apresentou um panorama nacional e internacional da propriedade industrial. Veja a cobertura completa no site do Governo da Paraíba.

Recife (Pernambuco) 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o INPI e o Porto Digital promoveram a Semana da Propriedade Intelectual de 25 a  27 de abril. A abertura do evento abordou conceitos básicos sobre a redação de patente no Brasil. Além disso, houve orientação sobre como consultar e utilizar a informação tecnológica disponível nos bancos de dados de patentes. 

No dia 28 de abril, também foi realizado um ciclo de palestras no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE. Outra atividade, no dia 25 de abril, foi a palestra "O uso da PI para a economia criativa", na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

São Paulo

No dia 24 de abril, a Coordenação de Relacionais de São Paulo, em parceria com a Faculdade Damásio, promoveu palestras sobre o INPI e a propriedade industrial para os alunos de Direito do Programa de Formação Continuada da instituição de ensino, com foco no mercado de trabalho.