Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Presidente do INPI apresenta Instituto para representantes de países lusófonos

Notícias

Presidente do INPI apresenta Instituto para representantes de países lusófonos

por última modificação: 17/05/2016 19h54

O presidente do INPI, Luiz Pimentel, apresentou, no dia 17 de maio, o sistema brasileiro de propriedade industrial (PI) para um público de representantes de países lusófonos. A palestra foi realizada durante o Expert Group Meeting, promovido pelo Inmetro em parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), com o objetivo de promover o diálogo sobre melhores práticas para o desenvolvimento da infraestrutura do sistema de qualidade. O evento começou no dia 16 e vai até 18, no auditório do INPI, no Rio de Janeiro. 

Segundo Pimentel, a proteção de PI é fundamental para a troca comercial entre os países lusófonos. Ele explicou as proteções conferidas pelo INPI e destacou que a pesquisa prévia na base de dados de patentes é necessária para o inventor se certificar de que seu invento é realmente novo. 

Além disso, o presidente do INPI apresentou as principais metas do Instituto para 2016: racionalizar e modernizar a administração, reduzindo custos operacionais; aumentar a produtividade; aumentar a força de trabalho, incluindo a contratação dos aprovados no concurso de 2014 (dos quais 70 pesquisadores foram nomeados recentemente); melhorar o plano de carreira dos servidores; otimizar o espaço físico; descentralizar as atividades; e focar os trabalhos da Academia nos temas do INPI e de propriedade industrial.

Também participaram do encontro o presidente do Inmetro, Luís Fernando Panelli César, e o representante oficial da Unido no Brasil,  Gustavo Aishemberg.