Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Presidente dá palestras e visita unidade do INPI no Rio Grande do Sul

Notícias

Presidente dá palestras e visita unidade do INPI no Rio Grande do Sul

por última modificação: 19/04/2016 16h52
Exibir carrossel de imagens Foto: Julio Soares/Objetiva Pimentel faz palestra na CIC

Pimentel faz palestra na CIC

Nos dias 21 e 22 de março, o presidente do INPI, Luiz Pimentel, realizou uma série de atividades no Rio Grande do Sul, incluindo palestras e uma visita ao Escritório da Divisão Regional do Instituto no estado.

No dia 21, o presidente esteve na  Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), onde foi recebido pelo presidente Nelson Sbabo, pelos vice-presidentes, pela diretoria e por empresários da Serra Gaúcha. Em seguida, Luiz Pimentel ministrou palestra em reunião almoço da Câmara. O tema da palestra foi: Inovação e Propriedade Industrial na Indústria e no Comércio. Vale lembrar que a Serra Gaúcha é o segundo maior polo industrial do estado.

No mesmo dia, o presidente do INPI visitou a Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde conversou com o reitor Evaldo Kuiava e teve encontro com pesquisadores e coordenadores de programas de pós-graduação. Durante o evento, Luiz Pimentel apresentou estratégias, reunindo universidades e empresas, para avançar nas políticas de inovação no País, com foco, especialmente, em P&D, transferência de tecnologia e proteção da Propriedade Industrial - atividades que podem gerar recursos para a pesquisa realizada nas universidades. Como bom exemplo de associação entre universidade e empresas, ele citou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sobre a atuação da UCS neste sentido, o presidente do INPI destacou a participação dos pesquisadores da universidade, associados à Embrapa Uva e Vinho e à Embrapa Clima Temperado, que garantiu as condições necessárias para que o INPI concedesse a várias associações de produtores de vinhos finos e espumantes do Rio Grande do Sul o registro de Indicação Geográfica - reconhecimento que, além de contribuir para a organização dos produtores, alavanca um setor importante da economia regional. No encontro, o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Odacir Graciolli, destacou a criação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da universidade, com o objetivo de fazer a aproximação entre a universidade e o setor empresarial.

No dia seguinte, 22 de março, o presidente do INPI, Luiz Pimentel, esteve no Escritório da Divisão Regional do Rio Grande do Sul (DIREG-RS), em Porto Alegre, para visitar os servidores e as instalações do escritório.

Além disso, Luiz Pimentel, a chefe da DIREG-RS, Maria Isabel Cunha, e a assessora da presidência Aluizia Cadori visitaram a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), onde foram recebidos pela superintendente em exercício do Instituto Euvaldo Lodi no estado (IEL-RS), Thaise Graziadio, e por técnicos da área de inovação da FIERGS e SENAI-RS.

Com informações da Universidade de Caxias do Sul e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul