Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pedidos de patente, marca e desenho industrial caem em abril

Notícias

Pedidos de patente, marca e desenho industrial caem em abril

por última modificação: 29/10/2018 13h49

O INPI divulgou o Boletim Mensal de Propriedade Industrial com as estatísticas preliminares dos seus serviços em abril de 2016. Os pedidos de depósitos totalizaram 2.567 patentes, 12.498 marcas, 483 desenhos industriais, 133 programas de computador e 92 contratos de tecnologia. Em relação ao mês de março, desses tipos de proteção, apenas contratos de tecnologia apresentaram crescimento (10,8%).

Clientes de 48 países solicitaram proteção de patente de invenção, com destaque para Estados Unidos (36%), Brasil (15%) e Alemanha (7%). Entre os depósitos de modelo de utilidade, residentes do Brasil foram responsáveis por 95%.

Dos pedidos de marca depositados, 7.190 foram marcas de serviços (57,5%), 5.211 marcas de produto (41,7%), 66 marcas coletivas (0,5%) e 31 marcas de certificação (0,2%). Os residentes do Brasil solicitaram 83% do total.

Doze meses após ser disponibilizado aos usuários do INPI, o sistema on-line para depósito de desenho industrial (e-Desenhos) atingiu 89% do total de pedidos em abril.

A figura abaixo mostra a evolução dos depósitos no acumulado de doze meses desde dezembro de 2013.

Com relação a decisões do INPI, patente, marca e de desenho industrial apresentaram crescimento frente aos resultados de março, enquanto programa de computador e contrato de tecnologia tiveram queda. Foi concedida uma indicação geográfica, da espécie indicação de procedência, para o bordado filé da região das Lagoas Mundaú-Manguaba, no mês de abril.

Outras informações, como a distribuição dos pedidos de depósitos de residentes por tipo de proteção e natureza jurídica no acumulado do ano, também estão disponíveis no Boletim Mensal de PI produzido pela Assessoria de Assuntos Econômicos (AECON) do INPI.

As estatísticas completas podem ser acessadas em: http://www.inpi.gov.br/estatisticas.