Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Patentes verdes brasileiras estão no Boletim de Tecnologias de Domínio Público

Notícias

Patentes verdes brasileiras estão no Boletim de Tecnologias de Domínio Público

por última modificação: 30/05/2017 16h59

O Comitê de Difusão de Tecnologia do Projeto Consolidação da Cooperação entre Escritórios de Propriedade Industrial da América do Sul (Prosur) publicou o primeiro Boletim de Tecnologias de Domínio Público. Nesta edição, cujo tema é tecnologias verdes, o INPI indicou duas patentes: "Método de transformação genética de árvores lenhosas, método de obtenção de planta de árvores lenhosas transgênicas, planta de árvores lenhosas transgênicas e uso de plantas obtidas" e "Aparelho móvel de cogeração".

O objetivo do boletim é disponibilizar informação sobre tecnologias ou invenções livres para o uso em um ou mais países participantes do Prosur, incentivando o desenvolvimento de produtos ou processos para a sociedade.

O Prosur é destinado à cooperação técnica entre os escritórios nacionais em propriedade industrial na América do Sul, com o foco no estímulo e uso estratégico da PI na região. Além do Brasil, fazem parte do projeto: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

V Boletim IBEPI – Agroalimentos

Na mesma linha de cooperação, foi lançada a quinta edição do boletim de vigilância tecnológica do Programa Iberoamericano sobre Propriedade Industrial (IBEPI).  A publicação, a primeira deste ano, aborda a área de agroalimentos, com pedidos de patentes e modelos de utilidades da Argentina, do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México e Uruguai, incluindo subsetores de conservação, biotecnologia e novas tecnologias aplicadas ao setor agroalimentar.

O IBEPI, criado 2011, tem como objetivo promover o desenvolvimento das sociedades iberoamericanas mediante o uso estratégico da propriedade industrial. Atualmente integram este programa: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

Confira os boletins:

Prosur

IBEPI