Você está aqui: Página Inicial > Notícias > OMPI reúne representantes de 19 países para discutir PI e exportações

Notícias

OMPI reúne representantes de 19 países para discutir PI e exportações

por última modificação: 01/06/2018 10h35
Exibir carrossel de imagens Presidentes de institutos de PI e de agências de exportação reunidos em Buenos Aires

Presidentes de institutos de PI e de agências de exportação reunidos em Buenos Aires

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) promoveu de 29 a 31 de maio, em Buenos Aires, Argentina, duas reuniões com presidentes de institutos de propriedade intelectual e de agências de promoção de exportações de países da América Latina. O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, e o coordenador de Relações Internacionais, Leopoldo Coutinho, participaram da agenda de encontros. 

Como resultado, os institutos de PI do Brasil, do México e da Colômbia apresentaram a proposta conjunta de elaborar, com suporte da OMPI, um curso à distância para capacitar as agências de promoção de exportações na área de PI, possivelmente contando com módulo presencial.

Essa reunião, que aconteceu em 29 e 30 de maio, teve como objetivo discutir a melhor maneira de fomentar o uso da PI pelas empresas da região para que consigam acessar o mercado internacional, assim como para atrair investimento estrangeiro. Na abertura, o diretor geral da OMPI, Francis Gurry, ressaltou que a PI confere diferencial competitivo aos exportadores. 

Participaram da reunião 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. 

Também estiveram presentes representantes da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), da Rede Ibero-Americana de Organizações de Promoção do Comércio Exterior (REDIBERO) e do Centro de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês), uma agência da Organização das Nações Unidas e da Organização Mundial do Comércio que apoia a internacionalização de pequenas e médias empresas.

Troca de experiências

Em 30 e 31 de maio, a reunião dedicada apenas aos presidentes dos institutos de PI buscou promover a troca de opiniões sobre os desafios gerenciais que enfrentam e como melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados. 

Foram realizadas discussões de casos e dinâmicas para ajudar na identificação das principais preocupações dos institutos. Também foram analisadas possibilidades abertas pelas novas tecnologias, como atribuição automática de classificação, pesquisa fonética, tradução automática, pesquisa de imagens, reconhecimento de fala e outras.

Ainda no dia 31 de maio, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, teve reunião na Embaixada do Brasil em Buenos Aires.