Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Troca de experiência marca participação do INPI em Assembleia Geral

Notícias

Troca de experiência marca participação do INPI em Assembleia Geral

por última modificação: 12/10/2015 09h23
Presidente do INPI se reúne com diretor-geral da OMC

Presidente do INPI se reúne com diretor-geral da OMC

Trocar experiências e apresentar os objetivos da nova gestão. Estes foram alguns dos eixos centrais da participação do INPI durante a Assembleia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), realizada de 5 a 14 de outubro, em Genebra, na Suíça. Outra atividade importante foi participar das discussões globais no campo da PI. 

Para o presidente Luiz Otávio Pimentel, o evento foi uma oportunidade de conhecer as melhores práticas realizadas em outros escritórios nacionais de propriedade industrial para aprimorar e agilizar os serviços. Estas experiências são importantes referências no momento em que o INPI inicia novas ações para otimizar seus serviços. Uma delas é o teletrabalho, que já é realizado no exterior com sucesso. 

Neste contexto, a agenda do presidente durante o evento incluiu uma série de encontros. Um deles, no dia 8, foi com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o embaixador brasileiro Roberto Azevedo. O encontro tratou dos grandes temas de PI negociados no âmbito da OMC, além de apresentar as linhas gerais da nova gestão do INPI. Pimentel ainda se reuniu com Michelle K. Lee, subsecretária  de Comércio para Propriedade Intelectual e diretora do Escritório Americano de Patentes (USPTO, na sigla em inglês).

O INPI também discutiu posicionamentos no Sistema de Cooperação sobre Aspectos de Informação Operacional e de Propriedade Industrial (Prosul) e no Programa Iberoamericano de Propriedade Industrial (Ibepi). Também são analisadas possibilidades de acordos de cooperação.

No dia 5, os presidentes do INPI e do Escritório Alemão de Patentes e Marcas (DPMA), Cornelia Rudloff-Schäffer, assinaram memorando de entendimento para a Cooperação Bilateral Brasil-Alemanha em assuntos de propriedade industrial. O ato resultou da participação do INPI no Diálogo de Inovação, durante o XXXIII Encontro Econômico Brasil-Alemanha realizado em Joinville, entre os dias 20 e 22 de setembro.

Pimentel se reuniu ainda com representantes dos institutos de PI da Colômbia, José Luis Londoño Fernández; do Paraguai, Patricia Elizabeth Stanley Zarza; do Peru, Hebert Tassano Velaochaga, e do Reino Unido, John Alty.