Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota de falecimento do advogado e professor Denis Borges Barbosa

Notícias

Nota de falecimento do advogado e professor Denis Borges Barbosa

por última modificação: 04/04/2016 16h28
Exibir carrossel de imagens Foto: Denis Borges Barbosa Advogados

O INPI comunica, com pesar, o falecimento do advogado Denis Borges Barbosa, ocorrido no Rio de Janeiro, no dia 2 de abril de 2016. O velório será neste domingo, 3 de abril, às 12h, com  enterro às 15h, no Cemitério São Francisco de Paula (Rua do Catumbi 120 – Catumbi).

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara, obteve os graus de mestre em Direito pela Columbia University School of Law, mestre em Direito Empresarial pela Universidade Gama Filho (UGF) e doutor em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Uerj. Foi autor ou coautor de 44 livros e mais de 200 outras publicações. Atuou como procurador do município do Rio de Janeiro.

Na década de 80, Denis atuou no INPI como Assessor na Presidência e Procurador Chefe. Mais recentemente, foi professor nos programas de Mestrado e Doutorado da Academia do INPI contribuindo para a formação de dezenas de servidores do Instituto e profissionais do mercado. Segundo Rita Pinheiro Machado, Coordenadora Geral da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI, Denis sempre foi presente e disponível tanto para seus alunos quanto para os professores, orientando e motivando para que os Programas de Pós-Graduação progredissem e se estruturassem. “A Academia do INPI deve muito a ele”, ressalta Rita.

Também foi professor do Mestrado e do Doutorado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além dos cursos de pós-graduação em Propriedade Intelectual da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – seção São Paulo (ESA/OAB/SP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e do CEU/SP.

Denis foi, ainda, diretor da Grotius Capital Intelectual e sócio de Denis Borges Barbosa Advogados, tendo acumulado experiência de 45 anos de trabalho na área de Direito, com ênfase em Propriedade Intelectual.