Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Na véspera do Dia da PI, Museu do Amanhã inaugura exposição sobre inovações brasileiras

Notícias

Na véspera do Dia da PI, Museu do Amanhã inaugura exposição sobre inovações brasileiras

por última modificação: 25/04/2017 18h58
Exibir carrossel de imagens Museu do Amanhã inaugura "Inovanças - Criações à Brasileira"  dia 25/04

Museu do Amanhã inaugura "Inovanças - Criações à Brasileira" dia 25/04

Na véspera do Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26 de abril), este ano com o tema “Inovação – Melhorando Vidas”, o Museu do Amanhã inaugura a exposição temporária “Inovanças – Criações à Brasileira”, um reconhecimento à criatividade nacional.

De forma lúdica, com linguagem audiovisual e interativa, a mostra reúne 39 criações inovadoras pensadas e desenvolvidas por brasileiros que transformaram vidas pelo País e pelo mundo. Vale destacar que, na exposição, há uma parte sobre a questão das patentes e da transferência de tecnologia.

Na noite do dia 24, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, compareceu ao pré-lançamento da exposição para autoridades e imprensa, que contou com Ricardo Piquet, diretor geral do Museu do Amanhã; Luiz Alberto de Oliveira, curador; Leonardo Menezes, gerente de exposições; Marcos Cintra, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e Nilcemar Nogueira, secretária de Cultura do Município do Rio de Janeiro.

Invenções brasileiras

A maioria das invenções, que vão desde “tecnologias sociais” a tecnologias mais complexas, é novidade para o grande público. Algumas estão expostas, como os copos feitos a partir da fécula de mandioca, totalmente biodegradáveis, o tijolo de lixo, fabricado pelo reaproveitamento de detritos, ou a máquina que produz água potável a partir da condensação do ar. Outras são apresentadas pelos seus inventores em pequenos documentários, que inovam não apenas nos laboratórios das grandes universidades, mas também em aldeias indígenas e em favelas.

Personalidades como Santos Dumont, Chiquinha Gonzaga, Nise da Silveira, Joãosinho Trinta, Tia Ciata e Tarsila do Amaral, todos inovadores brasileiros, também são homenageados na exposição, que fica aberta ao público de 25/04 a 22/10/2017. Para mais informações, acesse o portal do Museu do Amanhã.