Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Metodologia para identificar tecnologias emergentes inclui citações de patentes

Notícias

Metodologia para identificar tecnologias emergentes inclui citações de patentes

por última modificação: 17/05/2017 17h01

O professor Xiangdong Chen, da Universidade Beihang, da República Popular da China, apresentou no INPI, no Rio de Janeiro, em 17 de maio, metodologias aplicadas no país para identificar tecnologias emergentes. Esse foi o tema de mais uma edição do PI em Questão, evento promovido pela Academia do INPI com o objetivo de proporcionar o debate acadêmico sobre a propriedade intelectual. 

Após discorrer sobre os conceitos de tecnologias emergentes, o professor detalhou as técnicas de identificação de tecnologias, que vão além da análise das informações contidas em patentes. Essas análises podem envolver citações de patentes, as informações de artigos científicos, o crescimento anual de informações disponíveis sobre um campo tecnológico, entre outros. Chen mostrou ainda alguns estudos realizados com a metodologia apresentada. 

No dia 23 de maio, o especialista apresentará outro PI em Questão com o tema “Evaluation of Patent – from theories to practical concerns”. Inscreva-se. 

A participação do professor Chen nessas edições faz parte de uma visita que o acadêmico realiza ao INPI, entre 17 e 26 de maio, para trocar experiências sobre práticas de gestão da PI. Além de um encontro com o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, agenda inclui reuniões com diferentes setores do Instituto para tratar do sistema de patentes, cooperação na área acadêmica, informações sobre PI e transferência de tecnologia. 

O professor Xiangdong Chen é engenheiro de automação industrial, mestre em Filosofia da Ciência e Tecnologia pela Universidade do Nordeste (China) e doutor em Economia e Ciências Sociais pela Universidade de Potsdam (Alemanha).