Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPI se reúne com escritório de PI da Alemanha

Notícias

INPI se reúne com escritório de PI da Alemanha

por última modificação: 10/10/2016 15h34
Reunião com o DPMA

Reunião com o DPMA

Durante a 56ª Assembléia-Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) em Genebra, Suíça, a delegação brasileira teve um encontro no dia 4 de outubro com a presidente do Escritório Alemão de Patentes e Marcas (DPMA, na sigla em alemão), Cornelia Rudloff-Schäffer, e outros representantes da Alemanha.

Na reunião, os alemães apresentaram sua experiência com o o teletrabalho, que reúne cerca de 30% dos examinadores, e tem previsão de chegar a 50% nos próximos 5 a 10 anos. Com relação ao PPH, o DPMA leva sete meses, em média, para uma primeira resposta, sem contar com a decisão. Lá 80% dos pedidos são de alemães e 20%, de estrangeiros. Também foi destacada a possibilidade de participação de especialistas alemães no treinamento de novos examinadores do INPI e em atividades de disseminação para o público brasileiro.

Participaram pelo INPI, além do presidente Luiz Pimentel, a coordenadora-geral de Marcas, Leila Campos, a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais, Rafaela Guerrante, e sua substituta, Iloana Rocha.