Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPI assina acordo de cooperação com o EUIPO

Notícias

INPI assina acordo de cooperação com o EUIPO

por última modificação: 31/01/2018 20h31

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, assinou nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, em Alicante, na Espanha, um novo acordo de cooperação do INPI com o Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO, na sigla em Inglês). Também participaram da reunião: o diretor executivo substituto do EUIPO, Christian Archambeau; a chefe da Divisão de Relações Bilaterais da Coordenação de Relações Internacionais do INPI, Iloana Rocha; e o diretor do Departamento de Cooperação Internacional e Assuntos Legais do EUIPO, João Negrão; bem como José Izquierdo, Javier Moreno, Jacqueline Winkelmolen e Antonio Berenguer, da área de cooperação internacional. 

Durante a reunião com os representantes do EUIPO, foram discutidas ações recentes dos dois Institutos, as atividades já realizadas de cooperação bilateral e o projeto IP Key Latin America, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento dos sistemas de PI em países da região. 

Como o INPI ocupa, atualmente, a Presidência Pro Tempore e a Secretaria Técnica do Programa Ibero-Americano de Propriedade Industrial (IBEPI), também foi debatida a coordenação com as atividades do IBEPI.

 O EUIPO é responsável pela gestão de marcas e desenhos industriais na União Europeia. De acordo com dados de 2016, o instituto recebeu 135 mil pedidos de marcas e teve 94 mil registros de desenhos industriais. Após a reunião, a delegação do INPI também conheceu as instalações do EUIPO.