Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPI discute cooperação com escritórios de PI na Europa

Notícias

INPI discute cooperação com escritórios de PI na Europa

por última modificação: 23/05/2016 14h39
Exibir carrossel de imagens Diretora de Marca e vice-presidente do INPI visitam o escritório europeu de PI

Diretora de Marca e vice-presidente do INPI visitam o escritório europeu de PI

O vice-presidente do INPI, Mauro Maia, e a diretora de Marcas, Michele Copetti, visitaram esta semana o Escritório Europeu de Propriedade Intelectual (EUIPO, na sigla em inglês). O objetivo foi trocar experiências na condução dos exames, bem como para reduzir o backlog. Três pontos fundamentais contribuíram para o bom resultado do EUIPO: a gestão da qualidade, a integração de sistemas de tecnologia da informação e análise de riscos.

Por meio de acordo de cooperação entre o INPI e a EUIPO, além da troca de experiências, foi possível  integrar os dados brasileiros ao sistema europeu TMview, que permite a busca de marcas nas bases de 41 países.

Os representantes do INPI também participam da reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Iberoamericano de Propriedade Industrial (IBEPI), em Lisboa. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial de Portugal é o anfitrião desse encontro, que trata de temas institucionais para o desenvolvimento do IBEPI, da execução de novas ações no âmbito do programa e do planejamento de projetos na região iberoamericana.

Complementando a agenda, Mauro Maia e Michele Copetti visitaram a embaixada do Brasil em Lisboa em companhia do secretário da representação brasileira, Everaldo Porto, e do conselheiro, Pedro Paulo Taunay.