Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em parceria com UNIRIO e TRF2, INPI promove Encontro de Grupos de Pesquisa em PI

Notícias

Em parceria com UNIRIO e TRF2, INPI promove Encontro de Grupos de Pesquisa em PI

por última modificação: 14/12/2018 17h06
Exibir carrossel de imagens I Encontro de Grupos de Pesquisa em Propriedade Intelectual das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio de Janeiro

I Encontro de Grupos de Pesquisa em Propriedade Intelectual das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio de Janeiro

A Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI promoveu, no dia 14 de dezembro, o I Encontro de Grupos de Pesquisa em Propriedade Intelectual das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

O evento teve como objetivo trazer para discussão temas relacionados à propriedade intelectual. Foram abordados o impacto da PI na indústria e no acesso a mercados; os desafios contemporâneos em relação aos sinais distintivos; e a relação entre PI, desenvolvimento e políticas públicas.

Iniciando o encontro, o presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, refletiu sobre as contribuições geradas pelo encontro, não só para as relações interinstitucionais como para o aperfeiçoamento dos juízes sobre o tema. Para o presidente do TRF2, a PI está associada a três pontos principais: atividades do INPI; ensino e pesquisa; e questões judiciais.

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, reforçou a importância do evento na discussão de aspectos ligados à jurisprudência e às decisões administrativas que impactam o Direito. O presidente do INPI citou o Manual de Desenho Industrial como exemplo de que o Instituto está aberto a contribuições para o aperfeiçoamento de suas diretrizes.

Em seguida, abordou os resultados obtidos ao longo do último ciclo de gestão (2015-2018), divulgados nos Relatórios Anuais do Instituto, que estão disponíveis no Portal. Para acessar os documentos, clique aqui.

Também estiveram presentes na mesa de abertura: Ricardo Sichel, chefe da Divisão de Contencioso do INPI; Evelyn Goyannes Dill Orrico, pró-reitora de pesquisa da UNIRIO; Benedito Fonseca e Souza Adeodato, decano do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP) da UNIRIO; e Patrícia Serra, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) e professora da UNIRIO.

O evento foi transmitido pelo TRF em seu canal do Youtube. Acesse o vídeo aqui.