Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPI participa de workshop sobre Protocolo de Madri no USPTO

Notícias

INPI participa de workshop sobre Protocolo de Madri no USPTO

por última modificação: 22/03/2018 13h51
Equipe do INPI no USPTO

Equipe do INPI no USPTO

Entre os dias 20 e 23 de março, o Escritório Americano de Patentes e Marcas (USPTO, na sigla em inglês) realiza um workshop sobre o Protocolo de Madri. O INPI está representado pelos examinadores de Marcas André Maske, Andrea Reis Collaço, Adriana Cima e Gustavo Novis, integrantes da equipe responsável pelo projeto de adequação operacional dos procedimentos do Instituto, caso o Brasil aprove a adesão ao Protocolo.

O programa ministrado pela Academia da Propriedade Intelectual do USPTO tratará da implementação e administração do Protocolo de Madri nos Estados Unidos. Durante o evento, serão apresentadas informações sobre o arcabouço jurídico e os desafios encontrados, bem como um estudo detalhado dos processos e procedimentos estabelecidos pelos Estados Unidos para implementar e administrar o acordo.

Para André Maske, está sendo muito importante a troca de experiências com participantes de institutos de propriedade industrial de outros países para observar como cada um se adaptou ao regramento do Protocolo.

Protocolo de Madri foi criado em 1989 e oferece aos titulares de marcas a possibilidade de terem o seu direito protegido em diversos países, com apenas um depósito junto ao escritório de registro de seu país. Além disso, contam com maior agilidade no registro em vários mercados.

A Presidência da República encaminhou ao Congresso Nacional a Mensagem nº 201, referente ao texto do Protocolo de Madri sobre Registro Internacional de Marcas. Veja a publicação no DOU de 21/06/2017.