Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPI participa de reunião do Comitê de PI da ANPEI

Notícias

INPI participa de reunião do Comitê de PI da ANPEI

por última modificação: 28/03/2018 18h57
Rafaela Guerrante representa o INPI na reunião

Rafaela Guerrante representa o INPI na reunião

O INPI participou da segunda reunião de 2018 do Comitê de Propriedade Intelectual da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) no dia 27 de março, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, a pesquisadora do INPI Irene von der Weid falou sobre o Patent Prosecution Highway (PPH) e os projetos prioritários de patentes. Estas são ações do Instituto para reduzir o backlog, além de proporcionar vantagens para os usuários, com o resultado mais rápido do exame.

O Plano de Ação Regional também foi tema da reunião. Apresentado pela coordenadora-geral de Disseminação para Inovação substituta, Rafaela Guerrante, o Plano estabelece a transformação das unidades regionais em polos de exame e determina que o trabalho de disseminação deverá ser especializado, de acordo com as principais vocações tecnológicas de cada região/estado do País. As medidas também visam a estimular a produtividade no exame de patentes. O Plano prevê ainda a operação das unidades regionais em modelo de baixo custo, com estruturas físicas modernas e padronizadas, e o aprimoramento do modelo de atendimento ao usuário.

Além dos tópicos citados, o Protocolo de Madrid e a experiência japonesa na terceirização do exame também fizeram parte da discussão.

O Comitê de PI da ANPEI é composto por representantes de micro e pequenas empresas empreendedoras e tem como objetivo manter em discussão as melhores práticas em gestão de propriedade intelectual.