Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPI participa de reunião com os BRICS sobre cooperação em PI

Notícias

INPI participa de reunião com os BRICS sobre cooperação em PI

por última modificação: 23/02/2017 15h50

A servidora Érica Leite, da Coordenação de Relações Internacionais do INPI, participou, nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Nagpur, na Índia, da reunião do Grupo de Coordenação do "IP BRICS", cujo objetivo é ampliar a colaboração na área de PI entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião é preparatória para o encontro de presidentes dos INPIs destes países a ser realizada em abril, também na Índia.

Durante o evento, a representante do INPI apresentou os dois projetos que estão sendo conduzidos pelo Instituto, relativos à classificação de patentes: um deles prevê a criação de uma classificação para conhecimentos tradicionais e outro prevê um mecanismo para que os países possam aproveitar, mutuamente, a reclassificação de um pedido de patente (decorrente de atualizações nos sistemas IPC e CPC) realizada por outro país do grupo.

A cooperação entre os cinco países inclui outros temas, como treinamento de examinadores, conscientização do público sobre Propriedade Intelectual, informação tecnológica e estratégias de uso da PI para empresas nacionais.