Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPI assina acordos de cooperação com Marinha e IBGE

Notícias

INPI assina acordos de cooperação com Marinha e IBGE

por última modificação: 29/10/2018 13h49
Imagem: David Castillo Dominici e FreeDigitalFotos

Treinamento, disseminação da propriedade industrial (PI) e produção de estatísticas são os principais objetivos dos acordos de cooperação técnica assinados em dezembro com a Marinha e o IBGE. 

Com a Marinha, por meio de sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SecCTM), o INPI renova a parceria que já dura seis anos, visando a um melhor entendimento e uso do sistema de PI. 

O acordo contempla treinamento, desenvolvimento de estudos sobre o uso estratégico da informação tecnológica e ações para reforçar a importância dos produtos do Centro de Disseminação da Informação Tecnológica (CEDIN) do INPI, como Estudos e Radares Tecnológicos, para o monitoramento e desenvolvimento de tecnologias.           

No âmbito do acordo com o IBGE, está previsto o intercâmbio de informações e de expertise para o aperfeiçoamento das estatísticas oficiais do INPI, com a participação da Assessoria de Assuntos Econômicos. A parceria formaliza a contribuição periódica do INPI para a Pesquisa de Inovação (Pintec), o Anuário Estatístico do Brasil, a publicação Brasil em Números – os três produzidos pelo IBGE –, a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

Para o INPI, a importância da parceria permite ampliar o desenvolvimento de pesquisas sobre o impacto da PI no desenvolvimento econômico, bem como a produção de relatórios e estudos desenvolvidos por sua Assessoria de Assuntos Econômicos (AECON), responsável pelo Banco de Dados Estatísticos de Propriedade Intelectual (BADEPI). 

Além do fornecimento de informações, o acordo dispõe sobre atividades de sensibilização e capacitação de servidores dos dois órgãos.