Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPI discute propostas para desenvolvimento do RJ na Firjan

Notícias

INPI discute propostas para desenvolvimento do RJ na Firjan

por última modificação: 29/10/2018 13h49
Exibir carrossel de imagens Renata Mello / Firjan Presidente do INPI (à esq.) participou de reunião sobre inovação no estado

Presidente do INPI (à esq.) participou de reunião sobre inovação no estado

Cerca de 82℅ dos empresários ouvidos na pesquisa da Firjan que subsidiou o Mapa do Desenvolvimento do Rio de Janeiro afirmaram que o tema da propriedade intelectual ainda não está na agenda destes atores. Para apontar propostas que possam reverter este cenário, o presidente do INPI, Luiz Pimentel, participou de reunião do Comitê Articulador Regional da Firjan, dedicado a discutir ações que integrem os agentes de inovação no estado.

Em saudação aos presentes, o presidente do INPI destacou a participação como forma de compreender e buscar as melhores formas de atender às demandas das empresas. Entre as ações destacadas pelo INPI, estão o uso da informação tecnológica em parceria com as instituições empresariais, o fornecimento de dados estatísticos, os acordos internacionais e a realização de capacitações.

O Mapa do Desenvolvimento está estruturado em torno de cinco campos principais: sistema tributário, mercado de trabalho, infraestrutura, gestão e políticas públicas, e gestão empresarial.

Dentro do campo de gestão empresarial, uma das propostas é fortalecer o ambiente de inovação no estado. Para tal, uma das ações é disseminar a utilização da propriedade intelectual como fonte de informação tecnológica e vantagem competitiva.

As propostas e as parcerias ainda serão consolidadas. Saiba mais sobre o Mapa do Desenvolvimento.