Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPI discute parceria com a União Europeia para fomentar o sistema de PI no Brasil

Notícias

INPI discute parceria com a União Europeia para fomentar o sistema de PI no Brasil

por última modificação: 26/09/2017 16h19

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou, no dia 25 de setembro, no Rio de Janeiro, de uma reunião com representantes do Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). O objetivo foi discutir ações em parceria entre o INPI e o EUIPO, por meio do projeto IP Key Latin America, para fomentar o sistema de PI no Brasil.

O IP Key Latin America faz parte de um projeto maior, o IP Key, realizado desde o ano passado pelo EUIPO, como órgão da União Europeia (UE). A meta é estimular o aprimoramento dos sistemas de PI em países fora da UE.

Neste projeto, o EUIPO poderá promover o intercâmbio de boas práticas de exame e gestão, o desenvolvimento de ferramentas de Tecnologia da Informação e a participação em sistemas globais de proteção. O escopo do projeto pode incluir ações como a elaboração de estudos, a organização de seminários e eventos de capacitação, missões de especialistas, entre outras atividades.

Além do presidente Luiz Otávio Pimentel, participaram pelo INPI: o diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas, André Balloussier; o coordenador-geral de patentes Vágner Latsch; a coordenadora-geral de marcas Leila Campos; o coordenador-geral de Tecnologia da Informação, Aldo Ávila; o coordenador de Relações Internacionais, Leopoldo Coutinho; e a servidora Cláudia Campos, também da área de Relações Internacionais.

Pelo EUIPO, participaram: o chefe do projeto, Pedro Duarte; o coordenador de projetos financiados pela União Europeia, Antônio Berenguer; e o consultor Ernesto Rubio.