Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPI discute ações de cooperação com a Rússia em 2018

Notícias

INPI discute ações de cooperação com a Rússia em 2018

por última modificação: 17/04/2018 15h29

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou de reunião com o diretor geral do Serviço Federal para a Propriedade Intelectual da Rússia (ROSPATENT), Grigory Ivliev, para discutir as próximas ações da cooperação entre os dois institutos no campo da propriedade industrial (PI).

A reunião ocorreu no dia 17 de abril, durante a "Conferência Internacional 1.0 sobre Transformação Digital: Propriedade Intelectual e Tecnologias Blockchain", realizada na capital russa, nos dias 16 e 17 deste mês. O diplomata Bruno Leite, da embaixada brasileira em Moscou, também participou da reunião.

Durante o encontro, ficou definido um plano de trabalho para 2018, que inclui ações como o acesso do INPI à base de patentes da Rússia e à ferramenta de busca PatSearch; a apresentação ao ROSPATENT do sistema de registro de programa de computador do INPI; a visita de delegação do ROSPATENT ao INPI para intercâmbio de informações sobre o exame de patentes; a realização de reuniões bilaterais para troca de experiências e discussões de temas específicos no campo da PI; e a participação do INPI em evento do ROSPATENT.

Também foram discutidos temas relativos à gestão interna, à jurisprudência de segunda instância administrativa e à avaliação da qualidade nas atividades de exame das duas instituições, além de tópicos relativos ao sistema internacional de PI.

É importante destacar que a cooperação em PI entre Brasil e Rússia foi formalizada por meio de memorando de entendimento assinado no dia 23 de novembro de 2017, na sede do INPI, durante visita do diretor geral do ROSPATENT.   

Reunião na embaixada

Ainda no dia 17 de abril, o presidente Luiz Otávio Pimentel se reuniu com o embaixador do Brasil na Rússia, Antônio Luís Espínola Salgado, para discutir temas relacionados à Propriedade Industrial.