Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Escritórios de PI dos BRICS se reúnem em Genebra

Notícias

Escritórios de PI dos BRICS se reúnem em Genebra

por última modificação: 10/10/2016 16h15
Dirigentes dos escritórios de PI do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Dirigentes dos escritórios de PI do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Estiveram reunidos no dia 4 de outubro, em Genebra, Suíça, os dirigentes dos escritórios de propriedade intelectual dos países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Essa 7ª reunião acontece paralelamente à 56ª Assembleia-Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Entre os temas da reunião, que tratou da cooperação em PI entre os cinco países, o INPI propôs, e os demais concordaram, com a possibilidade de implementar um desconto nas retribuições do sistema PCT para universidades. Outro tema discutido foi a cooperação em classificação de patentes.

A partir de proposta de ações para os BRICS, apresentada pelo Brasil, os países terão prazo até 30/10 para apresentar suas considerações sobre as atividades sugeridas, de modo a alcançar consenso até o dia 15/11. Neste contexto de cooperação, a Rússia ofereceu cursos online sobre diversos temas, como gestão de direitos de PI, premiação para empregados/inventores, comercialização de PI, entre outros. 

Participaram pelo INPI, além do presidente Luiz Pimentel, a coordenadora-geral de Marcas, Leila Campos, a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais, Rafaela Guerrante, e sua substituta, Iloana Rocha. Também esteve presente Natália Ruschel, da Coordenação de Inovação Global e Propriedade Intelectual, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).