Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dez anos de Enapid: INPI lança o primeiro doutorado em PI do Brasil

Notícias

Dez anos de Enapid: INPI lança o primeiro doutorado em PI do Brasil

por última modificação: 25/08/2017 17h26

O VI Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid) foi realizado pela primeira vez em uma instituição de ensino e pesquisa: a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Promovido em 2013, o evento detalhou uma novidade da Academia do INPI, que foi o primeiro Doutorado em Propriedade Intelectual no Brasil, lançado no mesmo ano. 

Ainda no campo das iniciativas do INPI, o programa Patentes Verdes, que havia completado pouco mais de um ano, teve destaque no evento, assim como  a importância das tecnologias verdes. 

Para o professor da Academia do INPI Celso Lage, chamou atenção no VI Enapid o caso de sucesso em PI apresentado por Cláudio Patrik Vollers, que mostrou as inovações em desenho industrial promovidas pela empresa de embalagens Clever Pack. 

Discutindo temas de ampla repercussão, o Encontro de 2013 teve em sua abertura palestra da consultora colombiana Maria Consuelo Velasquez Vela, que abordou as redes de gestão da propriedade intelectual como instrumento para o desenvolvimento. Outro tema em evidência foi o novo marco legal de acesso ao patrimônio genético, cuja Lei nº 13.123 só seria publicada em 2015. 

Em 2017, o Enapid chega a sua 10ª edição, que acontecerá de 19 a 21 de setembro, no Rio de Janeiro, com a presença de estudantes e especialistas de diferentes estados brasileiros.