Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dez anos de Enapid: evento ganha reconhecimento nacional

Notícias

Dez anos de Enapid: evento ganha reconhecimento nacional

por última modificação: 28/07/2017 19h20

Em 2009, o Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid) se firmou na agenda nacional de eventos dos pesquisadores e especialistas da área. Esta foi a segunda edição do encontro, que recebeu mais que o dobro de participação em relação ao ano anterior. Foram 238 participantes e 49 trabalhos apresentados, tanto de alunos da Academia, como de servidores do INPI e de outras instituições. O evento foi realizado no Hotel Guanabara, no Rio de Janeiro. 

– O Enapid cresceu e conseguimos, pela primeira vez, apoio da Faperj e do CNPq – conta Patrícia Trotte, chefe do Serviço Acadêmico. 

Temas com debate ainda incipientes foram abordados durante a programação, como a propriedade intelectual no desenvolvimento local e a responsabilidade civil na internet. Estudos de casos também chamaram atenção, como sobre os produtores do queijo artesanal serrano dos Campos de Cima da Serra (RS), a indústria de cosméticos e higiene pessoal, e as inovações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Como na edição anterior, o Enapid conseguiu mobilizar atores da academia, do governo e da indústria, tendo recebido palestrantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e outros. 

Comemorando dez anos de história, o Enapid de 2017 acontecerá de 19 a 21 de setembro, na sede do INPI, no Rio de Janeiro.