Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dez anos de Enapid: evento abriga Semana da Inovação em Florianópolis

Notícias

Dez anos de Enapid: evento abriga Semana da Inovação em Florianópolis

por última modificação: 29/10/2018 13h49

O IX Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid), realizado em 2016 na cidade de Florianópolis (SC), foi uma verdadeira Semana da Inovação, contando com eventos paralelos que discutiram os desafios e as oportunidades da inovação no Brasil e no mundo. Os aspectos científicos, jurídicos e de políticas públicas da propriedade intelectual (PI) também estiveram na agenda. 

Pela primeira vez, o INPI promoveu o Simpósio Internacional das Academias de Propriedade Intelectual da América Latina e Caribe. Foram destaques iniciativas como conscientização em escolas primárias, secundárias e universidades, produção de desenho animado infantil e capacitação com foco no mercado. 

Ainda como parte da Semana da Inovação, aconteceram o VI ProspeCT&I; o III Congresso Internacional: Inovação Aberta na Indústria de Alimentos e Bebidas; o IV Congresso Internacional de Energia: Eficiência Energética, Sistema de Inovação Climática e Desenvolvimento Sustentável; e o Congresso Internacional: Pesquisa & Desenvolvimento. 

Outra novidade foi  o acordo de cooperação firmado entre o INPI e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para desenvolver uma metodologia conjunta para levantamento de dados sobre PI no estado. 

O Enapid teve novidades ainda no formato da cobertura jornalística. Houve cerca de 40 horas de streaming, com até três eventos simultâneos dentro da Semana da Inovação, feita pelo  projeto Mais Ciência sobre Inovação Aberta. Também houve intensa produção de vídeos, entrevistando os palestrantes.

Confira a cobertura completa do IX Enapid. 

Acesse também o canal do INPI no YouTube. 

Em 2017, o Enapid chega a sua 10ª edição, que acontecerá de 19 a 21 de setembro, no Rio de Janeiro, com a presença de estudantes e especialistas de diferentes estados brasileiros.