Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dez anos de Enapid: capacitação dos NITs foi destaque da IV edição

Notícias

Dez anos de Enapid: capacitação dos NITs foi destaque da IV edição

por última modificação: 14/08/2017 18h15

Em 2011, as universidades e instituições de pesquisa do Brasil criavam os primeiros Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), que têm como missão apoiar pesquisadores a protegerem os resultados de suas pesquisas. O tema foi central no IV Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid), realizado naquele ano pela Academia do INPI, no Rio de Janeiro. 

A professora Adelaide Antunes lembra que, na época, havia poucos profissionais capacitados em propriedade industrial para trabalhar nessas instituições, o que foi destacado na mesa de abertura. 

– De lá para cá, esse cenário mudou e, com certeza, o Enapid e a Academia do INPI contribuíram para isso. Continuamos abordando o tema e sempre temos, entre nossos alunos, profissionais dos NITs – afirma.   

Adelaide destaca também que, na edição de 2011, o Enapid contou com sessões de trabalho que contemplaram os diversos aspectos da PI, como indicação geográfica, prospecção tecnológica, transferência de tecnologia, além de marcas e patentes. Em sua visão, essa diversidade tem sido marcante no Enapid. 

Chamaram atenção, ainda, a palestra magna de Manuel Becerra, da Universidad Nacional Autónoma de México, e as mesas-redondas com representantes de empresas, governo e escritórios de PI, abordando questões que afetam diretamente a sociedade, como as políticas públicas de saúde e as doenças negligenciadas. 

Em 2017, o Enapid chega a sua 10ª edição, que acontecerá de 19 a 21 de setembro, no Rio de Janeiro, com a presença de estudantes e especialistas de diferentes estados brasileiros.