Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dez anos de Enapid: aproximando países para discutir a PI

Notícias

Dez anos de Enapid: aproximando países para discutir a PI

por última modificação: 04/08/2017 12h29

O III Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid) pela primeira vez reuniu, em 2010, palestrantes internacionais. Realizado no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro, o evento contou com Anselm Sanders, professor de Direito da Propriedade Intelectual na Maastricht University (Países Baixos), para tratar do tema PI e relações internacionais. Atualmente, o especialista é diretor acadêmico do Institute for Globalisation and International Regulation da universidade. 

A professora Patrícia de Oliveira Áreas, então lecionando na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universitat de València (Espanha), abordou a proteção jurídica da documentação preparatória de software. Já a pesquisadora do Grupo de Trabalho sobre Assuntos Indígenas Astrid Uzcátegui, da Universidad de los Andes (Venezuela), explicou como as marcas de certificação podem servir de ferramenta para o desenvolvimento local. 

Os palestrantes internacionais foram custeados pelo Fund in Trust (FIT) mantido pelo INPI e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). 

A terceira edição do Enapid teve 250 participantes, com a apresentação de 56 trabalhos científicos. Este ano, o Encontro chega a sua 10ª edição, que acontecerá de 19 a 21 de setembro, também no Rio, com a expectativa de receber estudantes e especialistas de diferentes estados brasileiros.