Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Certificados de Desenho Industrial já podem ser obtidos pela internet

Notícias

Certificados de Desenho Industrial já podem ser obtidos pela internet

por última modificação: 01/03/2016 17h51
Sattva e FreeDigitalPhotos.net

Os usuários já podem obter pela internet seus certificados de Desenho Industrial (DI). O INPI disponibilizou um total de 7.207 documentos relativos às concessões publicadas entre 2014 e 2015, somando 87 edições da Revista da Propriedade Industrial (RPI). Com isso, o INPI passa a dispor de um sistema digital em todo o processo, desde a entrada do pedido até a concessão. 

O novo modelo eletrônico oferece maior comodidade, celeridade e segurança na entrega dos certificados, além de reforçar a modernização dos processos do INPI. Recentemente, o Instituto adotou o sistema de pedido eletrônico de DI, feito totalmente pela internet, assim como de patentes (neste último caso, era necessário fazer download de programa). 

A iniciativa demandou um ano e meio de trabalho das equipes do INPI até a solução definitiva, além de seis meses de conferência de cadastros e revisão do material técnico. A emissão de certificados de registro de Desenho Industrial por meio eletrônico é disciplinada pela Resolução INPI/PR nº 159/2016, publicada na RPI 2355

Siga o passo-a-passo para obter seu certificado: 

1) Acesse o Portal do INPI (www.inpi.gov.br);

2) Clique no link “Faça uma busca”, na seção “Acesso Rápido” no canto superior à direita da página;

3) Insira o número do registro correspondente; 

4) Na página a seguir, o certificado acompanha o despacho de concessão do registro de Desenho Industrial;

5) Clique no ícone em formato .pdf e aparecerá uma consulta em captcha (para verificar que é, de fato, uma pessoa que está acessando);

6) Após a confirmação dos dados, o sistema irá disponibilizar o Certificado Eletrônico de Desenho Industrial, que deverá ser salvo em sua máquina.

7) Confira, tanto na parte superior do documento como no quadro de assinaturas do programa, as assinaturas que compõem o certificado de Desenho Industrial.

 Você também pode obter informações no passo 5 do Guia Básico de Desenho Industrial.