Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ASIPI promove debate em comemoração ao Dia Mundial da PI

Notícias

ASIPI promove debate em comemoração ao Dia Mundial da PI

por última modificação: 27/04/2018 13h00

Em comemoração ao Dia Mundial da PI, a Associação Interamericana de Propriedade Intelectual (ASIPI) realizou mesa-redonda no dia 25 de abril, no Rio de Janeiro, para debater o estudo realizado sobre o impacto econômico das marcas em cinco países da América Latina: Chile, Colômbia, México, Panamá e Peru.

Os resultados produzidos mostraram que as atividades intensivas no uso da marca têm participação significativa em termos de emprego, atividade econômica e comércio exterior naqueles países. Além disso, atividades intensivas em marcas pagam salários mais altos, o que sugere um maior grau de produtividade das empresas.

Participaram do debate o coordenador-geral de Marcas do INPI, Schmuell Catanhêde; a vice-presidente da ASIPI, Elizabeth Siemsen do Amaral; o vice-presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Gabriel Francisco Leonardos; o presidente da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), Ricardo Pinho; e o representante da Comissão da Argentina no Estudo de Impacto Econômico, Juan Berton Moreno. Foram debatedores os delegados da ASIPI Brasil, Alberto Guerra e Paulo Parente.