Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agência PUC-Rio de Inovação apresenta resultados para equipe do Instituto

Notícias

Agência PUC-Rio de Inovação apresenta resultados para equipe do Instituto

por última modificação: 24/01/2018 13h23
Exibir carrossel de imagens Equipes do INPI e da AGI

Equipes do INPI e da AGI

Para exporem as ações programadas para 2018 e estudarem possibilidades de parcerias, equipes do INPI e da Agência PUC-Rio de Inovação (AGI) se reuniram no dia 22 de janeiro. A coordenadora executiva da AGI, Shirley Virginia Coutinho, mostrou os eventos realizados em 2017 para aproximar profissionais do mercado e da academia, e apresentou os temas que serão trabalhados este ano. 

Shirley contou ainda a trajetória da AGI, que tem 13 anos de existência. Pelo trabalho de gestão de propriedade industrial da Agência, a PUC-Rio acumula hoje, no Brasil, 57 pedidos de patentes e 14 patentes concedidas, muitas delas por meio de programas de exame prioritário, como o Patentes Verdes. Atualmente, são depositadas como patentes apenas tecnologias com perspectiva de comercialização.

Na área de marcas, o portfólio inclui 81 pedidos e 46 registros, que se somam a proteções de desenho industrial e de programa de computador. 

Nos contratos de parceria e convênios, a PUC-Rio inclui cláusulas relacionadas à PI e a AGI tem delegação para revisar os documentos. 

Pelo INPI, participaram da reunião o presidente Luiz Otávio Pimentel; o coordenador-geral de Disseminação para Inovação, Felipe Melo; a coordenadora da Academia, Rita Pinheiro Machado; e a coordenadora de Articulação e Fomento à Propriedade Industrial e Inovação, Rafaela Guerrante.