Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Academia realiza palestra sobre inovação em cidades com especialista chinês

Notícias

Academia realiza palestra sobre inovação em cidades com especialista chinês

por última modificação: 05/06/2018 20h26

A Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI realizou nesta terça-feira, dia 5 de junho, uma palestra sobre a dinâmica da inovação nas cidades, avaliada por meio da informação contida nos documentos de patentes, com o professor Xiangdong Chen, da Universidade Beihang, da China.

O professor Xiangdong Chen é engenheiro de automação industrial, mestre em Filosofia da Ciência e Tecnologia pela Universidade do Nordeste (China) e doutor em Economia e Ciências Sociais pela Universidade de Potsdam (Alemanha).

Na palestra, Chen apresentou seu estudo sobre a inovação sob uma perspectiva regional chinesa. De acordo com o professor, a análise das cidades é importante porque possui dados práticos sobre a diversidade dos ecossistemas de inovação e a formação de clusters de conhecimento.

A pesquisa de Chen demonstrou que as cidades do sul da China, devido à sua cultura de negócios, entre outros fatores, são especialmente ativas para formar ambientes de inovação. Nas cidades da amostra, Suzhou e Shangai se destacam como uma região metropolitana importante em termos de capacidade de inovação.

Seu estudo aponta, por fim, quatro fatores que influenciam a diversidade na inovação baseada nas cidades: investimentos; cultura; indústria; e conhecimento/tecnologia.

Abertura do evento

Na abertura do evento, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, destacou a importância de ampliar o contato com as Academias dos outros institutos nacionais de Propriedade Industrial e das universidades em geral.  

Acesse o estudo.