Você está aqui: Página Inicial > Serviços > Patente > Opinião Preliminar

Opinião Preliminar

por admin última modificação 01/10/2015 11h22

A “Opinião Preliminar sobre a Patenteabilidade” está novamente disponível para o público. Este serviço passa a ser oferecido permanentemente pelo INPI para todos os pedidos de patente, incluindo aqueles que estão em sigilo.

A “Opinião Preliminar sobre a Patenteabilidade” é um relatório emitido por um Examinador de Patentes com opinião sobre a patenteabilidade de pedidos de patentes, permitindo ao depositante a obtenção de uma busca e de uma avaliação preliminar mais rápida sobre o seu pedido, quando comparada com o fluxo regular de exame.

 

Quem pode participar

Para participar do Programa Piloto da “Opinião Preliminar sobre a Patenteabilidade”, o pedido de patente deverá cumprir os seguintes requisitos obrigatórios: 

O pedido deverá ter sido depositado no Brasil, produzindo efeito de depósito nacional e assegurando o direito de prioridade com origem no Brasil;
O serviço deve ser requerido pelo titular do pedido de patente;
O pedido deve estar em dia com o pagamento da retribuição anual;
O exame técnico do pedido de patente não pode ter sido publicado na RPI;
O andamento do pedido de patente não pode estar suspenso para instrução regular da patente, para atendimento de exigência(s) formulada(s);
A concessão do exame prioritário não pode ter sido publicada na RPI.

Formulário

Para participar é necessário apresentar o Formulário da Opinião Preliminar sobre Patenteabilidade preenchido conforme as Instruções de PreenchimentoBaixe aqui (ou aqui, em LibreOffice) o novo modelo de formulário. 

Resolução

Conheça aqui a Resolução da Opinião Preliminar sobre a Patenteabilidade. 

Fale Conosco

 

Para mais informações ou tirar dúvidas, envie uma mensagem para: http://faleconosco.inpi.gov.br/faleconosco/