Você está aqui: Página Inicial > Serviços > Patente > Minha Primeira Patente > Que ferramentas são essas?

Que ferramentas são essas?

por CGCOM última modificação 21/10/2019 12h41

São 3 ferramentas:

1 - Modelo do pedido de patente:

Contém as seções obrigatórias do pedido de patente, separadas por arquivo. Cada seção já está na formatação exigida pelo INPI e contém orientações sobre as informações técnicas que devem ser fornecidas. Seguindo esse modelo, ficará mais fácil redigir seu pedido e evitará que você deixe de fornecer alguma informação importante sobre sua invenção ou modelo de utilidade.

2 - Requisitos específicos por tipo de invenção:

Essa ferramenta complementa a anterior, pois ela te orienta sobre as informações que não podem faltar no quadro reivindicatório do seu pedido. Ela também te orienta a realizar uma tarefa muito importante: fazer a busca por anterioridades, que são documentos já publicados contendo informações semelhantes à invenção ou ao modelo de utilidade que você pretende patentear. É de suma importância realizar buscas por anterioridades antes de depositar seu pedido de patente, porque se sua invenção ou modelo de utilidade não for considerado novo, não poderá ser patenteado.

3 - Checklist do fluxo processual + Controle das anuidades:

Tão importante quanto escrever bem seu pedido é acompanhar o trâmite dele no INPI e pagar as taxas no prazo. Esse checklist te ajudará a entender quais são as etapas do processamento do pedido, a responder as comunicações do INPI e a não perder o prazo de pagamento das taxas (incluindo as anuidades). Não esqueça: os prazos são muito importantes!

 
De forma geral, seu pedido deverá passar pelas etapas abaixo: