Você está aqui: Página Inicial > Serviços > Patente > Proteger patente no exterior > Cópia oficial de pedido de patente em meio eletrônico (WIPO-DAS e delivery)

Cópia oficial de pedido de patente em meio eletrônico (WIPO-DAS e delivery)

por CGCOM última modificação 09/02/2018 12h07

O atendimento de cópia oficial em meio eletrônico consiste em um arquivo PDF certificado digitalmente pelo INPI. Este arquivo é

  • carregado pelo INPI na biblioteca do WIPO-DAS, um sistema internacional de compartilhamento de documentos de prioridade entre escritórios de PI. Caso o escritório de destino utilize o DAS, basta ao requerente notificar o escritório da disponibilidade do documento, informando o código de acesso gerado por ocasião de sua inclusão no sistema.
  • carregado igualmente no sistema de patentes do INPI, para download por parte do requerente, sendo a disponibilização do mesmo notificada pelo sistema delivery. O arquivo pode, então, ser enviado ao escritório de destino, caso este não utilize o WIPO-DAS.

 

Ao ter seu pedido de cópia oficial atendido em meio eletrônico o requerente receberá, portanto, duas notificações, cada qual referente a um sistema. Veja o funcionamento de cada um a seguir.

 

WIPO-DAS

 O Serviço de Acesso Digital da OMPI - WIPO Digital Access Service (DAS) – é um sistema eletrônico que permite que documentos de prioridade sejam trocados de forma segura entre os escritórios de PI. O sistema permite que os depositantes e os escritórios cumpram os requisitos da Convenção de Paris em um ambiente eletrônico, utilizando certificado digital.

O DAS permite que o INPI disponibilize os documentos de prioridade em sua biblioteca. Uma vez lá inseridos, um código de acesso é gerado e informado ao requerente da cópia oficial por e-mail, conforme a figura abaixo.

 

E-mail enviado ao requerente pelo WIPO-DAS

Assim, basta que o depositante solicite aos escritórios de PI de seu interesse, que façam parte do WIPO-DAS, que recuperem esses documentos através do serviço utilizando o código de acesso gerado. A troca de documentos ocorre eletronicamente entre os escritórios de modo mais fácil, rápido e seguro.

Disponibilização de cópia pelo sistema WIPO-DAS

Para saber mais detalhes sobre o WIPO-DAS e conhecer os escritórios participantes, acesse.

 

Delivery

Uma vez disponível a cópia oficial, o requerente receberá também uma notificação no endereço de e-mail constante de seu cadastro nos sistemas do INPI, conforme exemplo abaixo:

E-mail de notificação de atendimento por delivery

É importante salientar que somente o usuário responsável pelo pedido de cópia oficial tem acesso ao documento e que, portanto, deve-se acessar o sistema com os mesmos login e senha usados quando da formalização do pedido de cópia. Uma vez baixado, o documento pode ser enviado aos escritórios de destino. A figura abaixo mostra como é feita a disponibilização da cópia oficial eletrônica por delivery.

Disponibilização da cópia oficial eletrônica por delivery

Em resumo, ao solicitar uma cópia oficial, deve o requerente atentar à forma de atendimento adequada a seu pedido, segundo o esquema abaixo:

Fluxo para disponibilização de cópia oficial