Você está aqui: Página Inicial > Serviços > Informação Tecnológica > Busca de patentes

Busca de patentes

por CGCOM última modificação 21/10/2016 16h48

No mundo globalizado e extremamente competitivo da Era do Conhecimento, ciência, tecnologia e comércio se tornaram características essenciais para o sucesso e crescimento econômico. Assim, saber administrar o conjunto de informações estratégicas hoje disponíveis é fundamental para o progresso de organizações e países.

A documentação de patentes é a mais completa entre as fontes de pesquisa. Estudos revelam que 70% das informações tecnológicas contidas nestes documentos não estão disponíveis em qualquer outro tipo de fonte de informação. De acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o número de pedidos de patente é da ordem de 2,5 milhões a cada ano, que resultam em cerca de 1,2 milhões de patentes concedidas por ano. Empresas nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa utilizam, cada vez mais, este instrumento como insumo estratégico de importância fundamental em suas atividades competitivas, tais como: desenvolvimento de novas tecnologias, monitoramento de concorrentes, identificação de tendências tecnológicas, investimentos. Cabe ressaltar que entende-se por documento de patente, as patentes já concedidas, como também os pedidos de patente ainda não examinados.

Tanto as patentes já concedidas, quanto os pedidos de patente que ainda aguardam exame, contêm informação tecnológica que pode ser útil para inventores, empresários e instituições de pesquisa. Estes documentos, nacionais e estrangeiros, são disponibilizados em bases de patentes que podem ser acessadas pela internet. A busca nessas bases é muito importante na fase inicial de desenvolvimento de um produto e/ou processo, para evitar gastos desnecessários de tempo e recursos. Os resultados podem revelar que uma invenção não é nova, como também a existência de outras soluções técnicas. 

O inventor pode utilizar a busca em documentos de patente para avaliar a possibilidade de concessão de uma patente para seu invento e/ou para identificar as possíveis formas de proteção. Os documentos selecionados também podem ser de grande ajuda na redação do pedido de patente.

Para auxiliar os interessados em fazer busca nos documentos de patentes, disponibilizamos em nosso portal, guias com o passo a passo da busca, tanto na base do INPI, como em algumas bases internacionais.

Dúvidas podem ser encaminhadas em mensagem pelo sistema Fale Conosco, selecionando como assunto a Informação Tecnológica.

 

Como fazer uma busca de patentes

A busca pode ser feita gratuitamente através da internet, com o sistema Busca Web  (base de patentes do INPI) e em bases de dados internacionais 

GUIA PRÁTICO PARA BUSCA DE PATENTES :  Acesse nossos guias para Busca de Patentes, disponíveis nas modalidades básica e avançada. Inclui um módulo sobre busca específica por compostos químicos em bases gratuitas. Você mesmo poderá fazer buscas de patentes na internet sem nenhum custo!