Você está aqui: Página Inicial > Serviços > Informação Tecnológica > Bases de patentes online

Bases de patentes online

por CGCOM última modificação 21/10/2016 16h58

A busca em bancos de patente nacionais e internacionais pode ser motivada por vários interesses, como, por exemplo, depositar um pedido de patente ou verificar se um produto está protegido por patente no Brasil ou em outro país.

Esta busca pode ser feita gratuitamente, na base do INPI e em bases internacionais, por qualquer pessoa. A equipe de pesquisadores do INPI elaborou guias para orientar interessados de todo o Brasil.

GUIA PRÁTICO PARA BUSCA DE PATENTES

Acesse nossos guias para Busca de Patentes, disponíveis para iniciantes (Guia Básico) e iniciados (Guia Avançado), incluindo um módulo sobre busca por compostos químicos em bases gratuitas.                                                                            Faça sua busca na internet sem qualquer custo!

 

 

Base de Patentes do INPI  


A busca online em documentos de patente depositados no Brasil pode ser feita gratuitamente na base de patentes do INPI, com o sistema Busca Web, através da combinação de palavras-chave com a Classificação Internacional de Patentes. Esta classificação é apresentada nos guias para Busca de Patentes, tanto em Anexo específico como em exemplos de buscas. 

Nosso site também disponibiliza a busca de patentes expiradas ou a expirar, que considera apenas as patentes (de invenção e de modelo de utilidade) concedidas, cuja vigência expirou ou deverá expirar, de acordo com os prazos estabelecidos na legislação de propriedade industrial. O resultado obtido por meio de buscas nessa base constitui forte indicação de liberdade para uso das patentes recuperadas, porém não constitui prova nem substitui uma consulta oficial ao INPI.
 

Bases com acesso gratuito a documentos de patentes de outros países  


LATIPAT

Portal com informações de vários países da América Latina e Espanha, como, por exemplo, Brasil, Argentina, México, Cuba, Chile, Uruguai, Peru, etc. Neste portal é disponibilizado o acesso a uma base de dados com informações bibliográficas e imagens de documentos de patente. É resultado de um trabalho conjunto entre a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Escritório Europeu de Patentes (EPO), Oficina Espanhola de Patentes e Marcas (OEPM) e de mais de 18 Institutos de Patentes da América Latina.

ESPACENET

Esta base, contendo mais de 90 milhões de documentos de patente de diferentes países, é mantida pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO). Permite a pesquisa nos dados bibliográficos dos documentos de patente, bem como o acesso ao texto completo de grande parte destes documentos, inclusive de pedidos depositados no Brasil.

PATENTSCOPE®

Portal mantido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que possibilita o acesso a atividades e serviços relacionados ao Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT). Este portal permite elaborar gráficos com os resultados das buscas e disponibiliza o acesso a uma base que contém pedidos de patente depositados via PCT, além de coleções de muitos países, inclusive de pedidos depositados no Brasil.

USPTO

Na página do Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO), é possível pesquisar pedidos de patente e também patentes concedidas nos Estados Unidos. A base possibilita a busca no texto completo das patentes concedidas desde 1976 e o acesso às imagens dos documentos desde 1790.