Você está aqui: Página Inicial > Serviços > Informação Tecnológica > Guia Prático para Buscas de Patentes

Guia Prático para Buscas de Patentes

por CGCOM última modificação 31/07/2018 11h36
Para orientar a realização de buscas de patentes na Internet por qualquer interessado, foi elaborado um passo a passo simplificado, com informações necessárias para descobrir detalhes sobre qualquer invento, que pode já ter sido alvo do interesse de pessoas ou empresas no Brasil ou no exterior.

Existem várias formas de fazer a busca, cabe a você escolher. O guia básico, dividido em quatro partes, mostra como fazer as buscas em quatro bases (clique no link em cima de cada base para acessar o tutorial e realizar sua pesquisa). Os guias de nível avançado e tutorial específico têm enfoque direcionado para certos tipos de busca. O material foi elaborado para utilização preferencial na tela do computador, pois possui links.

NOVOS :  Guia para busca de patentes na base Patentscope (Módulo 4). Permite a busca em texto completo    em documentação de vários países, inclusive Brasil.  Guia de introdução aos operadores lógicos usados em buscas de patentes.  Guia de introdução à Classificação Cooperativa de Patentes (CPC).  Os outros módulos foram atualizados.

 

 
Os tutoriais são atualizados periodicamente, portanto sugerimos fazer download caso sua versão já esteja desatualizada.
Tutoriais atualizados em dezembro de 2017 e publicados em janeiro de 2018.


Nível Básico (para iniciantes) - busca em 4 bases gratuitas

Por motivos didáticos, recomenda-se seguir a ordem abaixo.

Acesso a pedidos de patente depositados no Brasil, tanto por residentes no País quanto por não-residentes.


Patentes depositadas na Espanha e em países da América Latina, permitindo as pesquisas em Português e Espanhol.


Patentes de mais de 90 países, inclusive os maiores depositantes, como Estados Unidos, China, Japão, Coréia do Sul e Alemanha. O Brasil também está incluído. Esta é a base de maior abrangência e as pesquisas devem  ser feitas, preferencialmente, em Inglês. 


Patentes de mais de 40 países, inclusive os maiores depositantes. Esta base permite buscas em texto completo, no idioma original, em documentação de vários países (inclusive Brasil). Possui várias funcionalidades, apresentando os resultados em gráficos e tabelas.

 

Complementando o Guia Básico foram elaborados guias de introdução à Classificação Internacional de Patentes (IPC, sigla em inglês) e aos operadores lógicos utilizados em buscas de patentes.

Esta classificação é uma ferramenta muito importante na busca, pois permite delimitar com precisão o enfoque na área tecnológica de interesse, já que palavras-chave podem levar a resultados distintos do que se procura.

Introdução ao uso de operadores lógicos, de truncagem e de proximidade em buscas de patentes.

 

 

Nível Avançado - busca por depositante, inventor, palavras-chave e classificações

Para uma busca avançada, acesse os tutoriais abaixo:

Busca de patentes por depositante (pessoa física ou jurídica) ou seu CNPJ (pessoa jurídica) no Brasil; busca por depositante no exterior.

 

Busca de patentes depositadas no Brasil, por nome de inventor.

 

 

Busca de patentes utilizando palavras-chave e combinações com a Classificação Internacional de Patentes

 

Complementando o Guia Avançado, foi elaborado um guia de introdução à Classificação Cooperativa de Patentes (CPC).

Esta classificação, desenvolvida em conjunto pelos escritórios de patente Americano e Europeu, é mais detalhada do que a IPC, permitindo uma busca mais específica.

 

Tutorial específico

O tutorial abaixo é o primeiro de uma série direcionada a áreas específicas.

Busca de patentes relacionadas a compostos químicos em bases gratuitas.

 

 

Outras buscas

Caso você não queira pesquisar invenções, o Portal do INPI disponibiliza outras buscas. Você pode buscar o registro de sinais distintivos como marcas, além de desenhos industriais e programas de computador. Também é possível acompanhar o andamento dos pedidos de indicação geográfica.

Para acessar a base para busca de marcas, patentes, desenhos industriais e programas de computador, veja aqui.

Não é preciso ter login e senha, basta clicar em "Continuar".