Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca

Biblioteca

por CGCOM última modificação 22/08/2017 17h14

O INPI possui uma biblioteca especializada em Propriedade Intelectual, Inovação e Tecnologia em geral, através da qual mantém um acervo de aproximadamente 15.000 publicações, entre livros, periódicos, folhetos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e obras de referência. A Biblioteca Economista Claudio Treiguer, vinculada à Academia de Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento, tem como responsabilidade o registro, a armazenagem e a divulgação dos trabalhos elaborados pelo INPI, objetivando a preservação da memória institucional.   

Através da Biblioteca, o INPI disponibiliza e orienta os usuários na consulta pública às bases de dados eletrônicas de literatura científica e tecnológica assinadas pelo INPI, bem como outras bases de dados gratuitas de patentes, marcas e desenhos industriais. A Biblioteca atua como unidade de informação dos Programas de Mestrado e Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação, registrando e disseminando a produção científica dos referidos programas, bem como atendendo a outras unidades de informação no país e no exterior, em conformidade com as normativas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), tendo o seu registro de funcionamento (611) junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia - 7ª Região. 

Consulte o acervo.

 

Produtos e serviços

- Atendimento e orientação aos usuários nas pesquisas relativas à Propriedade Intelectual, no acervo bibliográfico, bem como nas bases de dados eletrônicas disponibilizadas para consulta pública;
- Intercâmbio com outras instituições para empréstimo entre bibliotecas;
- Utilização do Serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT), visando à recuperação de artigos de periódicos;
- Buscas e/ou pesquisas bibliográficas para o corpo técnico do INPI e para clientes externos;
- Levantamentos bibliográficos em Propriedade Industrial e áreas afins, utilizando fontes constantes no acervo da Biblioteca  e de outras instituições;
- Consulta à coleção histórica da Revista da Propriedade Industrial (RPI); 
- Consulta às bases de dados gratuitas nas áreas de patentes, marcas e desenhos industriais;
- Reprografia de materiais bibliográficos editados pelo INPI;
- Mantém um Posto de Serviço para Buscas de Literatura Não Patentária, atendendo às demandas dos pesquisadores, para fins de busca e exame de patentes.
 

O empréstimo de materiais bibliográficos é exclusivo aos servidores do instituto e aos alunos dos Programas de Doutorado e Mestrado do INPI, mediante a devida identificação com crachá funcional ou carteira estudantil. Poderão ser emprestadas, no máximo, quatro publicações, que deverão ser devolvidas no prazo de 14 dias (livros) ou sete dias (demais materiais).   

 

Acesso aos sistemas de informação

A Biblioteca disponibiliza o acesso ao catálogo eletrônico, que contém todas as publicações registradas em seu acervo e onde também podem ser consultados os seguintes materiais:

- Livros e folhetos;
- Dissertações do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação;
- Coleção Memória Institucional;
- Coleção Memória Técnica;
- Periódicos especializados em Propriedade Intelectual e Inovação em formato eletrônico;
Periódicos recomendados pela OMPI referentes à regra 34 do PCT (documentação mínima para os ISA/IPEA)


Para acessar o catálogo eletrônico da Biblioteca, clique aqui.

Para saber como realizar pesquisas no catálogo eletrônico ou outras informações, clique na opção "Ajuda".

Atenção: a consulta ao catálogo da Biblioteca é livre. Porém, os serviços disponibilizados no Terminal são exclusivos para servidores e alunos do Mestrado e Doutorado, através de login e senha de usuário,  mediante cadastramento junto à Biblioteca.

 

Bases de dados

Nos terminais da Biblioteca, assim como, em toda a rede do INPI,  está disponível o Portal Periódicos Capes, grande biblioteca virtual que permite o acesso eletrônico a textos integrais e resumos de milhares de revistas técnicas e outros tipos de literatura científica, como nas áreas tecnológica, de patentes, gestão, direito, economia e outras diversas.

No âmbito institucional, poderão ser acessadas 133 bases de dados bibliográficas de texto completo, resumos e de patentes.

Para conhecer as bases de dados disponibilizadas para o INPI, clique aqui.

Para acessar o Portal Periódicos Capes, clique aqui.

Para saber como realizar pesquisas no Portal Periódicos Capes, clique aqui.

Para conhecer os periódicos especializados em Propriedade Intelectual e Inovação, clique aqui.

Para conhecer as teses e dissertações defendidas nos Programas de Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação, clique aqui.

 

Atendimento

O atendimento da Biblioteca é realizado mediante o preenchimento de formulário. O acervo local poderá ser pesquisado no portal do INPI e, em caso de interesse, deverão ser fornecidos os dados bibliográficos (autor, título, data etc.) para recuperação pelos profissionais da Biblioteca.

O empréstimo de materiais bibliográficos é exclusivo aos servidores do Instituto e aos alunos dos cursos  de mestrado e doutorado do INPI, mediante a devida identificação com crachá funcional ou carteira estudantil. Poderão ser emprestadas, no máximo, quatro publicações, que deverão ser devolvidas no prazo de 14 dias (livros) ou sete dias (demais materiais).

A consulta às bases de dados eletrônicas – tanto as científicas e tecnológicas como as de patentes, marcas e desenhos industriais – conta com a orientação da equipe da Biblioteca e é realizada através dos terminais de acesso público, localizados na Sala de Leitura.

Atendimento – Posto de serviço de busca de literatura técnica

O serviço atende aos pesquisadores e demais profissionais do INPI, tendo em vista a necessidade de recuperação de literatura técnica para subsidiar os trabalhos do Instituto.

Como solicitar?

1. Preencha o formulário de Busca de Literatura Técnica (clique aqui para baixar);

2. O envio do formulário poderá ser efetuado para o seguinte e-mail: biblioteca@inpi.gov.br ou diretamente na Biblioteca;

3. Cada formulário deverá conter somente um pedido de literatura técnica. Portanto, caso seja do interesse solicitar dois artigos de periódicos, estes deverão ser encaminhados em dois formulários individuais.

Para mais informações, consulte o Manual do Usuário, clicando aqui.

Clique aqui para acessar o COMUT.

Biblioteca Economista Claudio Treiguer

Rua Mayrink Veiga, nº 9 - Sobreloja - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20090-910
E-mail: biblioteca@inpi.gov.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Público externo: 8h às 12h.