Você está aqui: Página Inicial > Academia > Pós-graduação > Processo Seletivo

Processo Seletivo

por Admin última modificação 18/10/2019 14h39

Como ingressar? 

A Academia do INPI organiza a seleção de alunos para seus cursos de mestrado e doutorado profissionais, mediante provas escritas (conhecimento específicos e idioma inglês), análise de projeto e avaliação oral. Em linhas gerais, são aceitos candidatos com formação em qualquer área do conhecimento, privilegiando-se o caráter interdisciplinar do Programa.

O candidato deverá formular tema de pesquisa aderente às linhas de pesquisa do programa, além de apresentar uma carta de aceite de seu futuro orientador, dentre os docentes permanentes do Programa.

O processo seletivo para o PPGPI é anual, e costuma obedecer ao seguinte cronograma:

- Junho-Julho: período provável de lançamento dos editais de processo seletivo;

- Julho-Agosto: período provável de inscrições;

- Setembro–Novembro: período provável de realização das etapas do processo (prova escrita, análise de currículo e projeto e avaliação oral);

- Fevereiro-Março do ano seguinte: período provável de ingresso dos novos alunos. 

Processo Seletivo de 2019 - Inscrições Encerradas - Clique para mais informações

 

ACOMPANHE O RESULTADO DAS FASES DO EXAME DE SELEÇÃO DE MESTRADO

ACOMPANHE O RESULTADO DAS FASES DO EXAME DE SELEÇÃO DE DOUTORADO

Alunos especiais e alunos ouvintes

Estudantes que tenham interesse no Programa podem realizar atividades como alunos especiais ou alunos ouvintes, mesmo não estando vinculados ao PPGPI.

Alunos especiais são aqueles que, matriculados em algum programa de pós-graduação brasileiro, em qualquer área, desejam cursar disciplinas isoladas no PPGPI para integralização dos créditos requeridos em seus cursos de origem. Os alunos matriculados em disciplinas isoladas participarão regularmente de todas as atividades programadas pelo docente responsável, e terão direito a créditos e validação de carga horária e frequência quando de sua conclusão.

Alunos ouvintes são aqueles que, na qualidade de servidores do INPI, estão habilitados a cursar disciplina no PPGPI, mesmo que não estejam cursando mestrado ou doutorado em qualquer outra instituição, Sua participação deve ocorrer tal qual outro aluno qualquer do programa, devendo participar regularmente de todas as atividades programadas pelo docente responsável, e terão direito a créditos e validação de carga horária e frequência quando de sua conclusão.

Para se inscrever em disciplinas como aluno ouvinte ou especial, consulte Resolução específica e o .


Último processo seletivo (2018-2019)

Mestrado

Doutorado