Você está aqui: Página Inicial > Academia > Em destaque > Como ingressar

Como ingressar

por Admin última modificação 01/02/2018 16h08

Como ingressar?

Obrigado por escolher o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Inovação da Academia do INPI. De caráter multidisciplinar, o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação foi precursor de estudos promovidos nesta área e sua primeira turma teve início em 2007. Em apenas uma década possibilitou a formação de mais de 135 mestres de diversas regiões do Brasil e abrindo portas para a discussão desse tema cada vez mais relevante para o desenvolvimento do país. Em 2013, teve início o programa de Doutorado Acadêmico que já formou 7 doutores e vem se consolidando-se como um dos mais importantes programas de pós-graduação em Propriedade Intelectual e Inovação do Brasil, mantendo seu reconhecimento pela CAPES e, sobretudo pela sociedade brasileira. Essa importância tem sido reconhecida pela CAPES, que, em suas avaliações periódicas, atribuiu o conceito 4 ao programa, com tendências a passar para conceito 5 nas próximas avaliações.

Existem diversas formas de ingressar no PPGD/INPI. Alunos regulares poderão ingressar por meio de processo seletivo aberto à comunidade. Além disso, é possível desenvolver atividades no Programa na qualidade de aluno especial ou aluno ouvinte. Também é possível a realização de estágio de pós-doutorado no Programa.

1. Processo Seletivo

O Exame de Seleção ocorre anualmente e é aberto a todos os que desejarem realizar estudos aprofundados na área de inovação, desenvolvimento, propriedade intelectual ou em temas relacionados. A principal finalidade dos estudos de pós-graduação de caráter profissional é formar recursos humanos cada vez mais qualificados e capazes de atender a demandas profissionais específicas e, também, atuarem na docência em nível superior.

O Processo Seletivo consiste nas etapas de prova escrita, análise do pré-projeto, análise do currículo e entrevista. O candidato deverá indicar, no momento da inscrição, orientador, linha de pesquisa e área de concentração conforme as vagas indicadas no Edital.

O processo seletivo no PPGD é anual, e costuma obedecer ao seguinte cronograma aproximado:

  • junho: período provável de lançamento dos editais de processo seletivo
  • julho – agosto: período provável de recebimento de documentação para as inscrições
  • setembro – novembro: período provável de realização das etapas do processo (prova escrita, análise de currículo e projeto, entrevistas)
  • fevereiro-março do ano seguinte: período provável de ingresso dos novos alunos

Para mais informações sobre as regras do processo seletivo, recomendamos a leitura da página específica no nosso website e dos editais dos processos seletivos anteriores.

2. Alunos especiais e alunos ouvintes

Estudantes que tenham interesse no Programa, mesmo não estando vinculados ao PPGD, podem realizar atividades como alunos especiais ou alunos ouvintes.

Alunos especiais são aqueles que, matriculados em algum programa de pós-graduação brasileiro, em qualquer área, desejam cursar disciplinas isoladas no PPGD para integralização dos créditos requeridos em seus cursos de origem. Os alunos matriculados em disciplinas isoladas participarão regularmente de todas as atividades programadas pelo docente responsável, e terão direito a créditos e validação de carga horária e frequência quando de sua conclusão.

No caso de alunos ouvintes, somente servidores do instituto, atualmente, estão habilitados a cursar alguma disciplina sem que estejam cursando mestrado ou doutorado em qualquer outra instituição (vide RESOLUÇÃO/INPI/PR Nº 185, de 25 de abril de 2017). Sua participação deve ocorrer tal qual outro aluno qualquer do programa, devendo participar regularmente de todas as atividades programadas pelo docente responsável, e terão direito a créditos e validação de carga horária e frequência quando de sua conclusão.

Para mais informações sobre alunos especiais e ouvintes, recomendamos consultar a página específica em nosso website. Para entrar em contato com os professores, recomendamos encaminhar e-mail através do endereço informado na página referente ao Corpo Docente. Para verificar o calendário de disciplinas para o período letivo respectivo, recomendamos acessar os planos de ensino.