Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O INPI > Enapid 2016 > O evento

O evento

por CGCOM última modificação 30/05/2017 11h33

Realizados conjuntamente desde 2014, o IX Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid) e o VI ProspeCT&I constituem os principais eventos de propriedade intelectual (PI) e de transferência de tecnologia (TT) no Brasil. A iniciativa busca promover a inovação de base tecnológica por meio dessas ferramentas, fundamentais para o desenvolvimento e o empreendedorismo nos âmbitos local, regional e nacional, nas diversas áreas do conhecimento. 

Com o tema "Propriedade intelectual e inovação na indústria de alimentos", a edição de 2016 aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro, em Florianópolis (SC), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). 

Enapid é um evento da Academia de Inovação e Propriedade Intelectual do INPI e o ProspeCT&I é da Rede NIT-NE.

Os dois eventos vêm registrando crescimento de público a cada ano desde que uniram suas atividades. Em 2015, contabilizaram a participação de 268 pessoas de 19 estados, representando 94 instituições públicas e privadas. 
 

Dinâmica inovadora 

Os eventos adotam um formato único no Brasil, que alia espaços para apresentação, debate, exposição de trabalhos e capacitação prática. Confira: 

- Palestras - com especialistas internacionais e nacionais sobre aspectos relativos à prospecção tecnológica, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, interação universidade-empresa, entre outros, trazendo novas experiências e abordagens que discutam os desafios da atualidade.

- Sessões coordenadas - com a apresentação dos trabalhos submetidos e avaliados pelo Comitê Científico para apresentação oral dentro de dois grandes temas: propriedade intelectual e prospecção tecnológica.

- Sessão de pôsteres - com apresentação dos resumos submetidos e aprovados pelo Comitê Científico para esta sessão dentro dos mesmos grandes temas.

- Oficinas/minicursos mão na massa - com redação de patentes, estratégias de busca, prospecção tecnológica, contratos de transferência de tecnologia, uso do e-Marcas e e-Patentes, busca de literatura não patentária.

 

Eventos associados 

A programação incluiu também as seguintes atividades: 

- III Workshop de TechMining e Inovação;

- III Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. 
 

Observatório da Indústria 

A programação contemplou ainda um encontro entre o Observatório da Indústria da Fiesc, o INPI e representantes do setor produtivo para discutir um modelo de indicador que relacione os dados de exportações do balanço de pagamentos e os serviços de PI no Brasil. 
 

Programação paralela 

Reunindo especialistas de instituições de pesquisa, indústria e governo, foram promovidos também os seminários Inovação Aberta: Eficiência Energética, Inovação Aberta: P&D, Problemas e Soluções Legais e Inovação Aberta na Indústria de Alimentos, além do Simpósio Internacional das Academias de Propriedade Intelectual da América Latina e Caribe. 

 

IX Enapid e VI ProspeCT&I 

Organizadores: INPI, Rede NIT-NE, FORTEC, UFSC
Período: 23/11/2016 a 25/11/2016
Endereço: Fiesc – Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi, Florianópolis – SC – CEP: 88034-001
Telefones: +55 71 3283-6842 e +55 21 3037 3087
E-mail: enapid.prospecti.2016@gmail.com